Acessórios: Sistema de iniciação dos explosivos. Área Classificada: Local ou ambiente sujeito à probabilidade da formação (ou existência) de uma atmosfera explosiva pela presença normal ou eventual de gases/vapores inflamáveis ou poeiras/fibras combustíveis. Atividade Crítica: Atividade considerada com risco de fatalidades. Bláster:
Funcionário habilitado pelo Exército Brasileiro responsável pela operação de desmonte com explosivos industriais e pela fiel execução do plano de fogo, bem como pelas atividades correlatas que envolverem as operações de detonação. Explosivos: Substâncias ou misturas, em qualquer estado físico, que quando devidamente iniciadas por uma fonte de energia térmica, mecânica ou elétrica, (calor, atrito, impacto etc.), se decompõem, total ou parcialmente, em gases, num intervalo de tempo muito curto, desprendendo grande quantidade de energia.
Fogo Falhado: Interrupção parcial ou total do processo de detonação que se caracteriza por presença de explosivo não detonado nas frentes. Plano de Fogo: Documento que deve conter todos os parâmetros técnicos e de segurança necessários para a realização de um desmonte com explosivos, identificando materiais utilizados e responsáveis pela execução. Rotograma: Definição de uma rota através de representação gráfica contendo detalhes relevantes. 1-Responsabilidades: Suprimentos. Garantir que a empresa contratada esteja ciente , ou seja, no seu tema de Explosivos, para atendimento das mesmas. Supervisor e Chefia Imediata: Promover a capacitação técnica dos envolvidos na atividade de detonação através de treinamentos teóricos e práticos. Fiscalizar as atividades diárias de forma a garantir o cumprimento do “Plano de Fogo”.
Conhecer e avaliar os riscos associados para cada etapa de realização da tarefa e os procedimentos de segurança específicos em sua área. Garantir que os trabalhadores possam interromper suas atividades e abandonar o local de trabalho, sempre que suspeitarem da existência de risco grave e iminente para sua segurança e saúde ou a de terceiros. Inspecionar a utilização do crachá para atividade crítica envolvendo explosivos. Em caso de furto e/ou acidentes envolvendo explosivos, fazer a comunicação imediata para as autoridades competentes,
Bláster: Elaborar e executar o plano de fogo. Realizar a conferencia da amarração para iniciar o isolamento da área; Definir, coordenar e executar o isolamento da(s) área(s) de influência, para iniciar a detonação; Checar a área desmontada certificando-se da inexistência de falhas e dissipação dos gases, liberando a área para a operação. SESMT: Participar da elaboração, revisão e avaliação dos procedimentos envolvendo explosivos. Apoiar a implementação e cumprimento dos requisitos prescritos neste procedimento. Especificar os Equipamentos de Proteção Individual e os Métodos de Proteção Coletiva para a realização do trabalho que necessite de controle do risco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Curta e compatilhe!