Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Operação de guindastes e os riscos de acidentes de trabalho

Quando a gente saía para o campo e topava com guindaste, a missão era verificar se o colaborador estava realmente capacitado para realização daquela atividade. Se tinha um plano de rigger fornecido pela empresa, onde deveria constar o serviço que seria realizado. A capacidade de carga do guindaste para que o mesmo não realizasse levantamento de cargas acima dos limites estabelecido e também o peso da peça, para verificar se o equipamento estava apto para erguer a peça que está descrito no plano! Outro detalhe importante é verificar se o raio da carga em questão de sinalização estava sendo obedecido e se todas as pessoas que estavam envolvidas na atividade tinham conhecimento dos riscos oferecidos, naquele momento da realização!
Cuidados nas movimentações de carga com guindaste
Estas são algumas formas de se evitar o acidente de trabalho envolvendo guindaste. São muitos os acidentes envolvendo guindastes nos canteiros de obras, que muitas vezes não são relatados nas mídias, Uma das causas é porque estão nos canteiros de obras muitas vezes longe da fiscalização. E quando ocorre um acidente com este equipamento se ele não estiver na zona urbana, esta anotação ficará a cargo da empresa, ou seja, do SESMT! Temos acidentes apenas com danos materiais, mas também temos vários com fatalidade e morte! As condições para ocorrência de acidentes de trabalho com guindastes são as mais diversas, e todas poderiam ser evitadas se os procedimentos de segurança e saúde fossem seguidos rigorosamente! Um patolamento incorreto pode provocar um tombamento do equipamento sem ele nem mesmo ter pegado a peça, Basta que não tenhamos um laudo de compactação do solo e façamos a atividade sem o calço nas patolas !
Se caso os acessórios de içamento como manilhas, cabos de aço ou cintas de elevação não estejam em boas condições de uso! Quando o TST pede para que seja feito o check list de acessórios de içamento de carga, não é atoa, haja vista que estas peças em algumas situações ficam jogadas nas carrocerias, com exposição a sol, chuva, graxas e óleos podem provocar acidente graves o até fatais! É por isso que as movimentações de cargas com guindastes são demoradas, por que o planejamento é demorado, porque não só devem ser considerados itens como equipamento e carga. Existem outros fatores como as condições do vento, possibilidade e chuva na hora da movimentação, condição de raios atmosféricos que são fatores que podem provocar acidentes! Caso alguma anomalia fosse encontrada, a atividade não poderia prosseguir sendo lavrado um boletim de inspeção onde seria apontando as causas e os controles dos riscos da atividade. Içamento e movimentação de cargas, é uma das atividades mais perigosas no canteiro de obras.


Já tivemos casos de paralisação de atividades, porque os guindastes estavam com pneus descalibrados, com vazamento de óleo hidráulico em mangueira, operador realizando atividade com a porta do equipamento aberta, operando sem rádio de comunicação, e para finalizar com equipamento bypassado, com alteração na capacidade de carga! Infelizmente houve caso onde o guindaste tombou, prensando o operador que veio a óbito. Na investigação do acidente ficou comprovado que o mesmo havia baypassado o equipamento 30 vezes, conforme verificado no computador de bordo do equipamento! Ou seja, ele teve 29 oportunidades de não morrer! Prevenção de acidentes na operação de guindastesMuitas pessoas não sabem mais o guindaste de grande porte tem sim um à caixa preta que registra todas as operações do equipamento. 
operaçao de guindaste
Se algo foi modificado para levar alguma vantagem com relação carga, nesta caixa vai estar registrado! Os operadores devem ser altamente treinados e qualificados nas técnicas de operação, içamento e movimentação de carga, porque uma falha pode ocasionar um acidente grave ou até fatal. Preferencialmente fazer uma checagem de todos os equipamentos e acessórios de içamento de carga. Ai galera da segurança, não é só ficar em pé no campo sentado na caminhonete no watsap no ar condicionado não! Faça a checagem de toda documentação na operação de movimentação de carga! Em algumas situações vamos encontrar resistência por parte da liderança, mas nosso trabalho é antecipação ao risco, para que o acidente não ocorra!

Patolamento 

Já imaginou chegar a casa ligar a TV, e assistir o noticiário com a ocorrência de uns acidentes onde você estava à frente do serviço de deixou de dar a assistência devida para que o acidente não ocorresse! Pense na responsabilidade que esta em suas mãos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta e compatilhe!

Total de visualizações de página