Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Quais são os possíveis sintomas das DORT nos ambientes de trabalho e as formas de prevenção?


Vamos falar um pouco sobre doenças ocupacionais! Algumas são silenciosas e estão presentes de formas constantes nos ambientes de trabalho. As vibrações são um fator de risco complementar para LER e DORT, pois impactam diretamente nas estruturas do organismo (tendões, músculos, ossos e tecidos moles), além de imporem uma maior exigência de força para execução das atividades. Grande parte da exposição do trabalhador a vibrações está relacionada ao uso de ferramentas, equipamentos e máquinas que possuem em seu funcionamento um movimento oscilatório e periódico, envolvendo deslocamento. É importante considerar no processo de eliminação ou redução dos riscos relacionados à exposição às vibrações mecânicas, entre outros fatores, os esforços físicos e aspectos posturais.  
A avaliação preliminar da exposição à vibração de mãos e braços deve considerar os seguintes processos: o ambiente de trabalho; processos, operações e condições de exposição; as características das ferramentas e equipamentos de trabalho; informações dos fabricantes sobre o nível de vibração de tais equipamentos e ferramentas; as condições de uso e estado de conservação das mesmas, e a existência ou não de componentes e dispositivos de isolamento e amortecimentos que possam interferir na exposição. Deve-se estimar o tempo efetivo de exposição diária. A dor esta sempre presente e poderá acometer todo o membro superior generalizadamente. Ela é desencadeada e/ou agravada pelo movimento repetitivo e em geral se inicia no final da jornada de trabalho ou quando há um esforço maior até que a pessoa começa a notar a interferência nos atos da vida diária. 
Nas fases iniciais costuma ser aliviada com o repouso, às vezes se acentua ou se atenua devido ao ritmo de trabalho. A dor pode piorar com fatores tais como: frio, mudanças bruscas de temperatura e estresse emocional. Dentre outros sintomas mais comuns das DORT estão: sensação de dormência; formigamento;  cansaço nos membros ou sensação de peso; inchaço; choques; diminuição da força muscular; dificuldade de movimentação; desconforto. "Preste atenção aos sinais enviados pelo seu corpo. A dor é sinal de que você esta excedendo o seu limite". Qual a primeira providência na suspeita de DORT? Existem muitas doenças que podem confundir o diagnóstico das DORT, as mais comuns são:
 

diabete melitos, hipotireoidismo, lúpus, obesidade, doenças sistêmicas que podem se manifestar com dores em todo o corpo e estados fisiológicos como gravidez. Por isso, procure um médico de sua confiança para investigar e fazer um diagnóstico seguro. Existe tratamento? A maioria dos casos tem tratamento, em particular quando o diagnóstico é realizado precocemente e o tratamento iniciado de imediato. Alguns casos mais graves ou que não respondem ao tratamento, podem ser beneficiados por procedimentos cirúrgicos e por uma reabilitação específica.
 
O importante é evitar a cronificação, por isso uma modificação no posto de trabalho, a atividade e/ou função desde as fases iniciais da doença são essenciais. Os medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios são eficazes no combate da dor aguda e a inflamação. Tome-os regularmente conforme a prescrição médica. Isoladamente, eles não são eficazes no combate da dor crônica, consulte o seu médico de confiança. É importante que você procure apoio psicológico desde o início do tratamento para uma melhor reabilitação e recuperação, além de ser indispensável estabelecer uma boa relação com os outros profissionais de saúde, o Médico, o Fisioterapeuta e o Terapeuta Ocupacional. "A satisfação e a boa relação com a equipe de saúde são essenciais para o sucesso terapêutico". Técnico de segurança, não é só para entregar EPIs, é um estudioso!                 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta e compatilhe!