O principal risco e a queda do executante e choque elétrico. Antes da execução da tarefa, deve-se realizar seu planejamento, identificando e analisando demais riscos, eliminando-os ou aplicando seus respectivos controles e ou tomando providências cabíveis, conforme procedimentos específicos. Geralmente a atividade será executada por um Encarregado e três eletricistas. Ferramenta e materiais necessários: luvas de borracha isolante para MT e luvas de couro de proteção. Bastão de manobra com cabeçote de aterramento, carretilha dupla ação, dois conjuntos de aterramento temporários completos (com dois conjuntos sela). Material para emenda de condutores, ferramentas de uso individual e coletivo, demais EPI e EPC. Todos devidamente testados e aprovados com respectivos laudos e selos de aferição, caso sejam encontrados em desconforme a segurança do trabalho paralisa a atividade para possíveis correções. Demais EPI, EPC, ferramentas e materiais necessários à execução da tarefa e não citados acima deverão ser listados por ocasião da preparação para a execução da tarefa. O eletricista deve Inspecionar a linha verificando a sanidade dos condutores, postes, cruzetas e demais partes, antes de iniciar a tarefa.
Esta atividade não pode ser executada sem a presença de um elemento supervisor posicionada no meio do vão, em local que possa visualizar toda a tarefa, com comunicação adequada com o encarregado e com os executores. Nos casos de alimentadores mais antigos, quando não se dispõe do projeto de construção do alimentador e valores de tração dos condutores, não é aconselhável utilizar dinamômetro para calibrar a tração desses condutores, já que os valores de tração do projeto inicial não são mais adequados para uma manutenção. Como segurança adicional, deve-se passar uma corda no meio do vão do condutor que está sendo Manu tencionado, de forma que um elemento posicionado no solo, usando luvas de borracha isolante para MT, possa controlar a subida do condutor e evitar que ele atinja altura indesejada. Porém, essa corda tem que ser isolante, estar limpa e seca, além de estar sob controle de testes dielétricos estabelecidos para a finalidade.
Cravamento de aste e instalação de sela neutro |
Realizar o procedimento de abrir, sinalizar, testar e aterrar, ASTA nos dois vãos adjacentes ao vão onde se vai trabalhar. Se as estruturas possuírem chaves de faca, mantê-las fechadas, e no caso da presença de chaves fusíveis, realizar o aterramento da media tensão nos condutores no lado do vão a ser trabalhado. Já no caso do condutor partido e com as duas pontas caídas no solo, jampear essas duas extremidades do condutor utilizando bastão de manobras e luvas isolantes para Media Tensão, de forma a manter contínuo o circuito elétrico. Retirar o DRA – Dispositivo de Religamento Automático da linha de transmissão, em dispositivo adequado. No solo, usando luvas de borracha isolante para MT, retirar parte (cerca
de 50 centímetros de comprimento) em cada uma das extremidades do condutor partido para eliminar possíveis danos provenientes da ruptura (curto circuito, recozimento, espiras soltas etc.).
Controle de risco, no corte de cabos elétricos desenergizados |
Acrescentar numa das pontas do condutor um pedaço de cabo com comprimento igual à somatória dos pedaços retirados, mais uma sobra de cerca de 1,00 metros de comprimento, para facilitar o reencabeçamento na estrutura. Realizar as emendas do condutor no solo, sobre lona. No caso de condutor partido, mas que não seja possível realizar a emenda no solo soltar (se necessário, cortar) o trecho menor do condutor e acrescentar um pedaço de condutor com comprimento suficiente para poder realizar a emenda não no solo, mas no alto de uma das estruturas, onde, também, será feito o encabeçamento. Após as emenda do condutor, retirar o baipas, deixando o aterramento temporário do condutor pelo menos numa das estruturas adjacentes. tensionar (tirar a bamba) do condutor com o moitão. após tirar a “bamba” do condutor, substituir o moitão pela catraca de corrente. Tensionar o condutor determinando a flecha adequada visualmente, tomando como referência o condutor neutro e os outros condutores fase da MT,
observando a distância entre os condutores da linha de transmissão e os condutores da rede de MT ora trabalhada.
Tenha cuidado para evitar tensionamento excessivo, com rompimento do cabos ou quebra do poste |
Encabeçar o condutor na estrutura, realizar a nova emenda e o novo jampe, se for o caso. descer e retirar os conjuntos de aterramento temporário e carretilha dupla ação. reenergizar a MT e providenciar a colocação do DRA da linha de transmissão em funcionamento. Para realização das atividades os colaboradores estão sujeitos a vários tipos de acidentes como cortes, perfurações, prensamentos e esmagamentos. Devem seguir rigorosamente as recomendações da ORDEM DE SERVIÇO e da ANALISE DE RISCO DA TAREFA. Caso sejam detectadas anormalidades devem ser levadas ao superior para que sejam sanadas. Mantenha sempre um constante harmonia com o seu técnico de segurança do trabalho! Trabalhe seguro, salve vidas! Risco no rompimento de barragens em MINAS GERAIS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Curta e compatilhe!