Pesquisar este blog

domingo, 18 de agosto de 2024

SEGURANÇA COMPORTAMENTAL

Hoje o mercado exige um grande compromisso das empresas em referência a segurança e a saúde ocupacional dos trabalhadores, o que é muito bom para todos. As empresas que não se adequarem vão ficando fora do mercado e sem contrato, o que é muito ruim para todos.Foram introduzidas várias melhorias visando eliminar o trabalho inseguro e adequar o serviço ao homem sem expô-lo ao risco. Há trabalhos perigosos, mas vamos trabalhar neles com risco Zero. 
Agora chegou a vez de conscientizar as pessoas que exercem comando sobre outras. Aquelas que conhecem o serviço e os executantes. Precisamos que estas pessoas entendam e tratem a Segurança e a Saúde dos seus comandados como tratam a produtividade, e, estejam cientes que estão contribuindo imensamente com o crescimento da sua empresa. O treinamento objetiva Esclarecer, Atualizar, Situar e difundir o Conhecimento entre os Encarregados, Feitores, Mestres de obras e demais profissionais que possuem turmas sob suas responsabilidades e têm importante papel na prevenção de Acidentes nas frentes de serviços.Engloba aspectos de mudanças culturais e comportamentais visando preservar a Integridade das pessoas, tornando a empresa Competitiva no mercado ATUAL, como também mais Produtiva.Toda e qualquer obra para subsistir e atingir seus objetivos, organiza-se hierarquicamente de tal forma que haja uma distribuição das tarefas a serem cumpridas e uma delegação de autoridade. Para isso existem as pessoas que ocupam cargos de liderança. Tendo como atribuições: 
O Supervisionar com prioridade a segurança e a saúde ocupacional de seus comandados; Supervisionar a execução dos trabalhos no tocante a área técnica executiva, na produtividade, na qualidade e na segurança; Delegar, com responsabilidade, a seus subordinados as tarefas a serem executadas;Administrar a aplicação dos diversos recursos necessários a realização dos trabalhos;Poderá ser responsabilizado civilmente, aquele que por ação ou omissão, cause danos a outros, ainda que moral, podendo ter que indenizar o mesmo pelo dano advindo de se fazer ou omitir algo que tenha contribuído para tal, mesmo que alegue que desconheça a LEI, ficando CLARA a responsabilidade direta da EMPRESA, seus GESTORES e PREPOSTOS no ressarcimento do dano.O relacionamento dos profissionais de segurança com os da produção por vezes não é muito bom. 
Existe um antagonismo indesejável que é gerado do entendimento errôneo de que os primeiros buscam o cumprimento das normas de segurança e ignoram as pressões dos clientes, os cronogramas, os custos e a qualidade. Enfim os profissionais de segurança não estão ligados aos objetivos a serem alcançados pela empresa.Por outro lado, os homens da produção desdenham das normas de segurança quando pressionados por cronogramas apertados, custos nos limites da sobrevivência, dificuldades com a técnica e a logística. 
Recomendações de segurança nas atividades de movimentação de carga
São vistos pelos profissionais de segurança como negligentes e irresponsáveis.Assim, tratam-se de forma arredia, desconfiando uns dos outros, omitindo informações importantes, assumindo riscos desnecessários e fragilizando a empresa.Profissional de Segurança X Profissionais de Produção.É a pior relação de trabalho que se pode encontrar e não contribui em nada para a solução dos problemas e dos desafios da empresa.Entendemos que os profissionais de segurança devem se unir aos da produção, dando-lhes a melhor consultoria para que sejam cada vez mais produtivos, ágeis e responsáveis.