Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Procedimento para Manuseio e Armazenamento de Materiais em geral

PIT STOP DA SEGURANÇA DO TRABALHO
Procedimento para Manuseio e Armazenamento de Materiais em geral, exceto produtos químicos que serão tratados em procedimento separado. A responsabilidade de cumprir e fazer cumprir esta instrução técnica é dos Fornecedores de Serviços. Manuseio e armazenamento de materiais é o conjunto de métodos para manipular e estocar, de forma segura, diversos tipos de produtos em lugares apropriados e pré-estabelecidos, de modo a evitar danos aos empregados e aos próprios materiais. 
Na escolha do local de estocagem e na arrumação dos materiais deve-se evitar a obstrução da circulação de pessoas e veículos e de acesso a extintores portáteis de incêndio, quadros ou chaves elétricas e pontos de iluminação. Nenhum material deve ser colocado diretamente sobre o solo ou laje, devido à possibilidade de umidade e infiltrações eventuais, sendo aconselhável colocar-se um estrado, pallets, calços de madeira, camada de tijolos maciços etc, perfeitamente nivelados, sob o material. Os materiais não devem ser depositados em rampas ou passagens provisórias, porque, além de obstruí-las, elas podem não resistir ao peso das cargas. As plataformas de proteção (principal, secundária e terciária) e assoalho de fechamento de aberturas no piso, não devem ser usadas como depósito de materiais, mesmo que provisoriamente. 
Os materiais não devem ser colocados ou empilhados junto à beiradas de laje (fachada, empena ou abertura no piso), sendo recomendável manter-se um afastamento mínimo, igual à altura da pilha. Os tubos deixados provisoriamente próximos à beiradas de laje, devem estar dispostos perpendicularmente a elas, de maneira a evitar que rolem no sentido da beirada. As pilhas de materiais devem ser feitas e mantidas aprumadas ou em forma de pirâmide, de maneira a evitar seu tombamento. Materiais estocados, tais como: pedra, areia, saibro, entulho, ou empilhados, devem ficar, pelo menos 0,50m (cinqüenta centímetros) afastados de paredes, de modo a evitar pressão lateral excessiva e facilitar o combate a incêndios, em caso de necessidade. 
O empilhamento errado de sacos provoca risco de desabamento, devido à compactação do conteúdo ou deslizamento das camadas. As camadas sucessivas devem ser cruzadas cuidadosamente. Vergalhões, perfis, tubos etc devem ser separados de acordo com suas bitolas e quando não for possível evitar sua estocagem em locais de passagem obrigatória, devem ser construídos degraus provisórios e acessos nas cabeceiras das pilhas. 
O uso de vergalhões fixados verticalmente para conter uma pilha, deve ser evitado ou ter suas extremidades protegidas com “capacetes”, de maneira a evitar ferimentos nos trabalhadores. O empilhamento de madeiras para uso não imediato, deve ser feito sobre base sólida. Os caibros devem ser estocados com espaçadores transversais entre cada camada, da mesma forma que os perfis metálicos. Somente devem ser empilhados juntos, tábuas e caibros de comprimentos aproximados.