Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Quais os dispositivos utilizados para organizar e estocar os materiais?

Os dispositivos utilizados para organizar e estocar os materiais deve possuir resistência compatível com o peso do material estocado, mais uma folga de 50%. Todos devem estar em bom estado, limpos, ordenados e com as capacidades máximas claramente indicadas e sinalizadas. Tubos e canos devem ser estocados de forma que permitam o travamento das pilhas sem risco de rolagem ou queda. A forma de estocagem deve permitir também a utilização de equipamentos móveis de içamento ou talhas para o seu manuseio. 
É expressamente proibida a estocagem de chapas metálicas, mesmo após curvadas, na vertical. As chapas devem ser estocadas na horizontal, com espaçadores de madeira entre cada chapa para permitir a sua movimentação com maior facilidade. Gases industriais, matérias/fontes radioativas e produtos controlados pelo Ministério do Exército e Polícia Federal requerem locais e condições especiais de estocagem, que serão abordados em documentos específicos. Cuidados especiais de identificação e manuseio devem ser tomados com equipamentos (vasos) que são recebidos diretamente do fabricante pressurizados com nitrogênio para proteção contra corrosão interna. 
Os materiais mais pesados devem ser estocados o mais perto possível do solo, para reduzir os riscos e as consequências em caso de queda. Antes de estocar qualquer material, principalmente os mais pesados ou delicados, devem ser considerados como será feita sua recuperação posterior. Para isto será necessário analisar as capacidades dos equipamentos de içamento e transporte e a compatibilidade das vias para o acesso ao local da armazenagem. Para passagem de pessoas 1,20 metro Para passagem de equipamentos Devem ter a largura do equipamento que será usado na movimentação mais 2 metros. Devem existir áreas reservadas para corredores e armazenamento de materiais devidamente demarcadas com faixas brancas. 
As passagens de pedestres devem estar claramente demarcadas no piso, especialmente nas áreas em que trafegam equipamentos móveis de manuseio de materiais. É proibido o armazenamento de produtos nos seguintes locais: Embaixo de escadas móveis: Nos vãos ou marcos das janelas; De frente ou encostado nas portas; Nos corredores de trânsito de pessoas; Em superfícies não estáveis ou lugares perigosos; Obstruindo acesso a equipamento de combate a incêndio ou saídas de emergência; Junto a paredes (distância mínima = 50 cm). Os pallets devem estar em boas condições. Os que não estiverem devem ser reparados de imediato ou retirados de uso. As pilhas de materiais devem ter forma e altura que garantam a sua estabilidade e facilitem seu manuseio. A indicação do número máximo de componentes empilháveis na vertical deve estar claramente indicada na área. Os materiais empilhados e estocados devem estar claramente identificados e sinalizados de forma adequada. É expressamente proibida a reutilização de tambores para estocagem de peças e materiais. 
As madeiras retiradas de andaimes, tapumes, formas, embalagens, pallets, dentre outros, devem ser empilhadas, depois de retirados ou rebatidos os pregos, arames e fitas de amarração. É expressamente proibido o empilhamento e estoque de materiais próximo aos extintores de incêndio e hidrantes que devem área livre demarcada conforme normas de combate à incêndio.
Importancia do lider nas frentes de serviço