O acidente é geralmente causado por procedimentos perigosos, tais como: tentar lubrificar máquinas em movimentos, correr na atividade de trabalho, fazer procedimentos sem autorização, não seguir as instruções de segurança por auto confiança, etc. Atente-se!!! Na fábrica, ocorrem vários acidentes que denominamos de “leves”. São chamados principalmente de “cortinhos”, “batidinhas”, arranhãozinhos” de peque na gravidade. Embora a lesão seja considerada pequena, não podemos esquecer da potencialidade do risco, e das conseqüências de agravamento da lesão. Muitas vezes sofremos acidentes leves por não dar a devida importância à rotina de trabalho, como por exemplo:
Usar uma ferramenta cortante (estilete) de forma inadequada. Retirar grampos do papel, sem auxilio de equipamento adequado. Abrir proteção de uma máquina sem ser sua função ou ter autorização. Colocar-se em posição inadequada ou perigosa. Comuniquem...Prevenção: São medidas adotadas com o objetivo de prevenir improvisos e preparar para a ocorrência das situações consideradas de emergência, tais como: treinamentos das pessoas que irão atuar no atendimento, inspeções e manutenções em equipamentos e acessórios usados no atendimento, simulações, e definição das responsabilidades de cada membro da equipe de atendimento. PCD:
Designação de pessoas que apresentem algum tipo de deficiência como: auditiva, visual, dificuldades de locomoção e outros. Cenário de acidente: Conjunto formado pelo evento perigoso identificado, suas causas e cada um dos seus efeitos; Rota de Fuga: Caminho a ser percorrido durante a evacuação da instalação durante uma situação de emergência com destino ao local seguro. Emergência: toda ocorrência que possa resultar em danos a pessoas, a equipamentos, ao patrimônio, ao meio ambiente e a continuidade operacional, exigindo para as suas causas e/ou controle de seus efeitos, a interrupção imediata das rotinas normais de trabalho e adoção de procedimentos especiais. Situação de emergência: são as situações representativas dos cenários de acidentes mais críticos, previamente identificados durante o Estudo de Análise de Risco.
Estes cenários de acidentes são agrupados considerando-se tanto os efeitos físicos envolvidos quanto as ações e recursos necessário para resposta. Atendimento a Emergência: É um conjunto de ações e procedimentos utilizados para atendimento a qualquer tipo de ocorrência que possa vir a causar dano à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio da empresa e a sociedade vizinha. Dano à pessoa: ocorrência de emergência relacionada à incidente do trabalho ocorrida com empregado próprio da Vale, de terceiros contratados e/ou membros da comunidade local afetada em decorrência da emergência.
Dano Ambiental: Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: a saúde, a segurança e o bem-estar da população, as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos naturais (Dicionário Brasileiro de Ciências Ambientais – Thex Ed./2002 – Art. 1º da Resolução CONAMA 1, de 23/01/1986). Dano ao patrimônio/ material: ocorrência de emergência relacionada a acidente ocorrido com bens de patrimônio da empresa e/ou de contratada e/ou da comunidade local afetada em decorrência da emergência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Curta e compatilhe!