Prevenir acidentes com pessoas e com equipamentos através do bloqueio de energias. Bloqueios são procedimentos de segurança utilizados para impedir o acionamento acidental de sistemas, equipamentos, máquinas ou instalações durante as ações de montagem, desmontagem, revisão, manutenção ou testes, que envolvam riscos de acidentes com lesão pessoal, danos materiais, agressão ao meio ambiente ou descontinuidade operacional que envolve os empregados da EMPRESA, seus Fornecedores de Serviços e Fornecedores de Serviços Quarteirizados.
A CONTRATANTE proíbe o trabalho em sistemas energizados. Nenhuma necessidade de construção, montagem e produção deve ser motivo para não desenergização de um circuito.
Aplicam-se em especial a sistemas conectados à rede elétrica, energizados por pressão/fluxo de fluídos (ar comprimido, água, produtos químicos), produtos tóxicos,máquinas rotativas ou de impacto, motores e quaisquer outros equipamentos que possam ser acionados à distância. IMPORTÂNCIA DO BLOQUEIO:
Aplicam-se em especial a sistemas conectados à rede elétrica, energizados por pressão/fluxo de fluídos (ar comprimido, água, produtos químicos), produtos tóxicos,máquinas rotativas ou de impacto, motores e quaisquer outros equipamentos que possam ser acionados à distância. IMPORTÂNCIA DO BLOQUEIO:
“Assegurar que máquinas, equipamentos e processos sejam mantidos em “estado de energia zero”. Assegurar que máquinas, equipamentos e processos sejam mantidos em “estado de energia zero” antes da realização das atividades de reparos, manutenção ou de atividades não rotineiras, de modo que a execução dos serviços se efetue de forma segura. O bloqueio e etiquetamento são efetuados pelo uso de etiquetas, cadeados e acessórios e deverão ser instalados em chaves, alavancas, disjuntores, portinholas, válvulas, flanges, gavetas em subestações ou qualquer outro dispositivo de isolamento de energia/fluxo na posição desligado, garantindo que a máquina ou o equipamento não possam ser operados. 1) É de responsabilidade do trabalhador garantir que equipamento, máquina ou instalação está bloqueado. 2)
Quando houver um dispositivo ou forma inadequada à colocação do cadeado ou lacre, o Empregado Autorizado deverá colocar um arame. 3) A etiqueta de segurança pode ser removida por qualquer trabalhador da área. 4) A etiqueta de segurança deve ser de uso individual, personalizadas, contendo nome, setor e foto do empregado. 5) Caso alguém perca sua etiqueta deve pegar a etiqueta do colega e colocar no equipamento. 6) Antes do início da tarefa, deve-se fazer verificação do equipamento a ser bloqueado, comunicação e teste de verificação.
7) Quando necessário Religar e operar algum equipamento, máquina ou processo, para realizar “Teste”, deve solicitar aos trabalhadores para se retirar da área. 8) Para realizar o desbloqueio é necessário: Verificar que todos os envolvidos se afastaram do local, remover os bloqueios e religar as energias isoladas, ligar o equipamento e testar, liberar o equipamento.9) Para realização de atividade que precisam de bloqueio é preciso colocar os riscos relacionados na APR. 10) O uso do cadeado para realizar bloqueio é opcional depende do funcionário ver se precisa ou não de utilizar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Curta e compatilhe!