Agentes Biológicos: São microrganismos presentes no ambiente de trabalho. Esses agentes biológicos são visíveis apenas ao microscópio, sendo capazes de produzir doenças, deterioração de alimentos, mau cheiro, etc. Apresentam muita facilidade de reprodução, além de contarem com diversos processos de transmissão.Riscos Biológicos: Os riscos biológicos surgem do contato de certos micróbios e animais (agentes biológicos) com o homem no ambiente de trabalho. Algumas atividades tornam mais provável esse contato. É o caso do trabalho em hospitais, na coleta de lixo, em indústrias de alimentação, em laboratórios de patologia, etc. Bacilos, bactérias, fungos, parasitas, vírus, protozoários, insetos, cobras, aranhas, escorpiões, quando presentes no ambiente de trabalho, são considerados fatores de riscos biológicos. Os agentes biológicos podem penetrar no corpo pela pele, por ingestão ou pela respiração. A tuberculose, a brucelose, a malária, a febre amarela estão entre as doenças que podem ser causadas por esses agentes no ambiente de trabalho.
As medidas mais comuns são o controle médico permanente, o uso de equipamentos de proteção individual, a higiene pessoal, o uso de roupas adequadas, a vacinação e o treinamento. Agentes Ergonômicos: São condições contrárias às técnicas da Ergonomia. Os agentes ergonômicos são causadores de doenças que se caracterizam por atitudes e hábitos profissionais prejudiciais à saúde, os quais podem refletir no esqueleto e órgãos do corpo. A Ergonomia estuda as relações entre o homem e seu ambiente de trabalho, contribuindo assim para a melhoria das condições laborais, proporcionando bem-estar físico e psicológico, estando ligados também a fatores externos (do ambiente) e internos (do plano emocional). Riscos Ergonômicos: São riscos ligados à execução e à organização de todos os tipos de tarefas.
Por exemplo, a altura inadequada do assento da cadeira, a monotonia do trabalho, o isolamento do trabalhador, trabalho físico pesado, posturas incorretas, posições incômodas, ritmos excessivos, trabalho noturno e em turnos, jornadas prolongadas, conflitos, ansiedade, responsabilidade, atenção, treinamento inadequado ou inexistente. Os agentes ergonômicos podem gerar cansaço, lombalgia, fraqueza, dores musculares, hipertensão arterial, estresse, diabetes, úlcera, distúrbios psicológicos, alterações no sono, taquicardia, incidentes, acidentes do trabalho, comprometendo a produtividade, segurança e a saúde do trabalhador. Para evitar que esses agentes comprometam a atividade é necessário adequar o homem às condições de trabalho do ponto de vista da praticidade, do conforto físico e psíquico e do visual agradável. Isso reduz a possibilidade da ocorrência de acidentes. Essa adequação pode ser obtida por meio de melhores condições de higiene no local de trabalho, melhoria do relacionamento entre as pessoas, modernização de máquinas e equipamentos, uso de ferramentas adequadas, alterações no ritmo de tarefas, postura adequada, racionalização, simplificação e diversificação do trabalho.
5 - Agentes Mecânicos: São originados dos processos produtivos. Do ambiente físico, capazes de provocar incidentes e acidentes com lesões à integridade física do trabalhador, danos materiais e máquinas e equipamentos e também doenças profissionais. Riscos Mecânicos: Os riscos mecânicos são muito diversificados e podem estar presentes em ferramentas defeituosas, máquinas, equipamentos ou partes destes. Os agentes mecânicos mais comuns dizem a respeito a: Construção e instalação da empresa; prédio com área insuficiente; arranjo físico deficiente; pisos poucos resistentes e irregulares; falta de equipamento de proteção individual ou EPI inadequado ao risco; instalações elétricas impróprias ou com defeitos; Iluminação deficiente ou excessiva.
Máquinas, equipamentos e ferramentas - localização imprópria das máquinas; - falta de proteção em partes móveis e pontos de operação; máquinas com defeito; ferramentas defeituosas ou usadas de forma incorreta; risco de incêndio e explosão; curto-circuito; choque elétrico.: Uma boa iluminação proporciona condições favoráveis para que os trabalhos sejam executados com qualidade. Sempre que possível, deve-se aproveitar a luz solar para melhorar os níveis de iluminamento. Os ambientes de trabalho devem ter níveis de iluminamento conforme as atividades realizadas, de acordo com a NBR 5413, norma que estabelece os níveis mínimos recomendados. Medidas de controle: Programas de inspeções de segurança, manutenção preventiva, manutenção corretiva, limpeza de luminárias, ordem e limpeza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Curta e compatilhe!