Pesquisar este blog

sábado, 7 de novembro de 2020

Qual o papel da CIPA nos ambientes de trabalho


Conseqüências dos Acidentes do Trabalho. O sofrimento do acidentado é inevitável. Os ferimentos, pequenos ou grandes, são sempre indesejáveis. Um tratamento fácil e/ou difícil, curto ou prolongado, é em geral doloroso. O tempo de recuperação pode tornar-se enfadonho e até ocasionar abatimento psicológico à vítima. O sofrimento estende-se, as vezes, aos membros da família por preocupação, compaixão ou pela incerteza, em casos mais graves, quanto à continuidade normal da vida do acidentado. A vítima da incapacidade parcial, o mutilado, embora voltando a trabalhar, poderá sentir-se inferiorizado diante dos demais ou se sentir aceito piedosamente pela empresa e pouco útil para o trabalho. Muitas vítimas de acidentes sofrem, temporária ou permanentemente, redução de vencimentos que obriga a família a baixar o padrão de vida, a procederem a cortes no orçamento, a privar-se de coisas até então usuais, fatos que ferem profundamente a felicidade dos indivíduos e de famílias. 
Conseqüências para o Trabalhador: sofrimento físico; incapacidade para o trabalho; desamparo para a família. Para a Empresa: gastos com primeiros socorros e transporte do acidentado; tempo perdido por outros empregados para socorrerem o acidentado; atraso na entrega de produtos e conseqüente descontentamento do cliente; danificação ou perda de máquinas, ferramentas e matérias primas. Para a Nação: perda do elemento produtivo; aumento do número de dependentes da coletividade; aumento de impostos e taxas de seguros; aumento do custo de vida. Investigação de Acidentes. 1 - Procura das Causas do Acidente Quando um acidente ocorre, seja grave ou não, os componentes da CIPA devem investigá-lo profundamente, com o objetivo de agir eficazmente no sentido de evitar a sua repetição.
Faz-se necessário lembrar que a finalidade da investigação não é a de procurar um culpado ou um responsável, mas encontrar as causas que contribuíram direta ou indiretamente para a ocorrência do acidente. O local da ocorrência deve permanecer sem alteração, para que as condições do momento do acidente sejam perfeitamente identificadas pela comissão encarregada da investigação do mesmo e pelo SESMT se houver. Essa comissão deverá ser nomeada pelo presidente da CIPA, dela fazendo parte o encarregado do setor onde ocorreu o acidente, membros da CIPA e membros do SESMT. Até a chegada da comissão, o encarregado deve iniciar a coleta de dados que servirão como ponto de partida para um exame minucioso. 
Como roteiro básico na investigação, pode utilizar as perguntas seguintes: O que fazia o trabalhador no momento imediatamente anterior à ocorrência? Como aconteceu? Quais foram às conseqüências? Quais as causas que contribuíram direta e indiretamente para a ocorrência do acidente? Quando ocorreu? (data e hora). Onde ocorreu? (especificar o setor ou seção). Quanto tempo de experiência na função tinha o acidentado? Quanto tempo está na empresa? Importante: Na medida do possível, o acidentado deve ser envolvido na investigação do acidente. Agente da Lesão: Em uma investigação, após, identificada a parte do corpo lesada, procura-se conhecer aquilo que em contato com a pessoa provocou a lesão, isto é, busca-se determinar o agente ou fonte da lesão. Os agentes podem ser os ácidos e outros produtos químicos, uma ferramenta, partes de uma máquina, materiais incandescentes ou excessivamente quentes, aresta cortantes, corrente elétrica, superfícies abrasivas, etc. 

A determinação do agente da lesão é um dado fundamental na investigação de acidentes. Natureza da Lesão: No relatório de acidente deve constar o tipo de lesão ocorrida. As lesões que mais acontecem são: contusão, entorse, luxação, fratura, ferimento, queimadura. Localização da Lesão A localização da lesão merece análise cuidadosa. As vezes, a identificação do agente da lesão só se dá através do estudo da localização desta. O estudo estatístico de ocorrências nos mesmos pontos pode indicar a existência de determinado fator de insegurança, seja ato inseguro ou condição insegura. A localização da lesão tem, ainda, importância para os efeitos legais decorrentes das normas previdenciárias. Na investigação do acidente podemos utilizar um instrumento de análise chamado Mapa de Ishikawa mais popularmente conhecido como “espinha de peixe” ou diagrama de causa e efeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta e compatilhe!