Pesquisar este blog

sábado, 7 de novembro de 2020

Cuidado com as suas mãos nas atividades de trabalho


Classificação dos Acidentes: Sem Afastamento: é o tipo de acidente em que o acidentado pode continuar sua função normal, no mesmo dia do acidente, ou no próximo, no horário normal de trabalho. Com Afastamento: é o tipo de acidente que provoca incapacidade temporária, incapacidade permanente ou a morte do acidentado. O acidente inclui tanto ocorrências em relação a um momento determinado, quanto ocorrências ou exposições contínuas ou intermitentes, que só podem ser identificadas em termos de período de tempo provável. A lesão pessoal inclui tanto lesões traumáticas e doenças, quanto efeitos prejudiciais mentais, neurológicos ou sistêmicos, resultantes de exposições do trabalho. Nos períodos destinados à refeição ou descanso, ou por ocasião da satisfação de outras necessidades fisiológicas – no local de trabalho ou durante este – o empregado é considerado no exercício do trabalho. Acidente sem lesão: 
É o acidente que não causa lesão pessoal; Acidente de Trajeto: Acidente sofrido pelo empregado no percurso da residência para o local de trabalho ou desta para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do empregado; Acidente impessoal: Acidente cuja caracterização independe de existir acidentado, não podendo ser considerado como causador direto da lesão pessoal; Incapacidade temporária: é a perda da capacidade do trabalho por um período limitado de tempo, não superior a 01 ano. É aquela em que o acidentado, depois de algum tempo afastado do serviço, devido ao acidente, retorna ao mesmo executando suas funções normalmente, da mesma forma que no período anterior ao sinistro. Incapacidade permanente parcial: é a redução parcial da capacidade de trabalho do acidentado, em caráter permanente. Por exemplo: perda de um dos olhos, de um dedo, etc. Incapacidade permanente total: é a perda da capacidade total para o trabalho, em caráter permanente. Por exemplo: perda dos dois olhos, de uma mão, perda dos dois pés, etc, mesmo que seja possível colocar uma prótese. Agente do Acidente (Agente): Coisa, substância ou ambiente que, sendo inerte à condição ambiente de insegurança tenha provocado o acidente; Fonte da Lesão: Coisa, substância, energia ou movimento do corpo que diretamente provocou a lesão; Causa dos Acidentes: As causas básicas são aquelas que estão por trás dos sintomas [analogia com doença - a febre é um sintoma (causa imediata), mas o que desencadeia a febre é uma doença (causa básica)]. São elas que explicam porque ocorrem determinados atos e condições abaixo dos padrões. As causas básicas, quando identificadas, permitem a realização de um controle administrativo eficiente. Causas básicas = causas raízes ou causas reais ou causas indiretas ou causas fundamentais ou ainda causas de contribuição. Causas imediatas são mais fáceis de serem identificadas, pois geralmente são mais evidentes. Causas básicas necessitam maior investigação. O estudo das causas básicas pode explicar os motivos pelos quais as pessoas cometem práticas abaixo dos padrões. Por exemplo: 
Uma pessoa não realizará um procedimento correto se não lhe for ensinado anteriormente. Uma máquina que exija de seu operador um manuseio mais habilidoso deverá possuir uma guia de instruções claras e, além disso, o trabalhador deverá receber o treinamento adequado. Uma equipe que não recebe o treinamento adequado dificilmente ganhará um jogo. Colocar uma pessoa com problema de visão em uma tarefa na qual a acuidade visual é importante, certamente acarretará numa redução da qualidade e produtividade no trabalho. O estudo das causas básicas também pode explicar os motivos da existência de condições abaixo dos padrões. Por exemplo: Sem a existência de padrões adequados ou o não cumprimento dos mesmos pela administração pode levar à aquisição de materiais ou equipamentos que possam gerar algum tipo de risco. Sem padrões que especifiquem as condições de segurança em atividades de projeto ou construção, corre-se o risco de serem projetadas construções inseguras e lugares inadequados para as atividades a serem realizadas. 

O desgaste nos equipamentos pode se tornar acentuado a ponto de comprometer a qualidade de determinado produto ou serviço. Da mesma forma, o desgaste pode originar falhas que resultarão em desperdícios ou mesmo acidentes. Pode-se considerar duas categorias importantes de causas básicas: Fatores Pessoais e Fatores de Trabalho (ambiente de trabalho).Fatores Pessoais: Capacidade inadequada: física/fisiológica ou mental/psicológica. Falta de conhecimento. Falta de habilidade. Tensão (estresse): física/fisiológica ou mental/psicológica. Motivação inadequada.                     
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta e compatilhe!