Pesquisar este blog

sábado, 7 de novembro de 2020

É muito importante a atenção do trabalhador nas frentes de serviço para...

 
Veja o qee pode ocorrer quando não realizamos o teste de ausência de tensão ! O acidente, e consequentemente a lesão, são causados por alguma coisa anterior que o provocou. Todo acidente é causado, ele nunca, simplesmente, acontece. É causado porque o homem não se encontra devidamente preparado e comete atos inseguros, ou então existem condições inseguras que comprometem a segurança do trabalhador. Portanto, os atos inseguros e as condições inseguras constituem o fator principal na causa dos acidentes. Heinrich imaginou demonstrar a ocorrência de lesões com o auxílio de 5 pedras de dominós que representam : a personalidade, as falhas humanas, as causas dos acidentes, o acidente, e as lesões.
Personalidade: É o conjunto de características positivas e negativas, de qualidades e defeitos, que constituem a sua personalidade. Essas características (irresponsabilidade, irascibilidade, temeridade, teimosia) podem se constituir em razões próximas para a prática de atos inseguros. * Falhas humanas : devido a sua personalidade, o homem pode cometer falhas no exercício do trabalho, do que resultarão as causas dos acidentes.Ex: utilização de ferramentas inadequadas, para realização de atividades de trabalho.

Acidente: É a consequência dos atos inseguros ou condições inseguras. Lesão: É a consequência do acidente, embora nem sempre os acidentes provoquem lesões. Considerando-se que é impraticável modificar radicalmente a personalidade de todos os que trabalham, de tal forma a evitar as falhas humanas, deve-se procurar eliminar as causas dos acidentes. Eliminadas as causas de acidentes, todos os trabalhadores continuarão cada um com a sua personalidade, de que resultarão em falhas no comportamento no trabalho, mas o acidente e as lesões não terão lugar. 
A eliminação das causas de acidentes deve visar : * a eliminação da prática de atos inseguros : através de seleção profissional e exames médicos adequados e posteriormente através da educação e treinamento; a eliminação das condições inseguras : através de medidas de engenharia que garantam a remoção das condições de insegurança no trabalho. Devemos lembrar da "regra EDE" de segurança do trabalho: Engenharia * medidas de ordem técnica; Disciplina * os métodos de trabalho seguro devem ser observados; Educação * ensino de segurança a todo o pessoal. Heinrich, em 1931, efetuou uma pesquisa que revelou a relação 4:1 entre os custos segurados (diretos) e não segurados (indiretos) de um acidente. 
Esse valor, muito difundido e repetido, foi obtido para a média americana. Não era seu propósito usá-lo em todos os casos como estimativa do custo de acidentes. Sabe-se que esta relação pode variar desde 2,3:1 até 10: 1, o que apenas evidenciava a necessidade de realização de estudos específicos. Naquela mesma época, Heinrich introduziu pela primeira vez a filosofia de Acidentes com Danos à Propriedade (acidentes sem lesão) em relação aos acidentes com lesão incapacitante. Sua investigação apresentou como resultado:Isto significa que para 01 (uma) lesão incapacitante havia 29 lesões menores (lesões não incapacitantes) e 300 acidentes sem lesão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta e compatilhe!