As instalações sanitárias deverão ser separadas por sexo. Uma vez que a empresa possui em seu quadro de funcionários pessoas do sexo feminino, estando elas em sua maioria situadas no setor administrativo, aconselha-se destinar o banheiro próximo ao setor administrativo às funcionárias do sexo feminino, fazendo, os colaboradores do sexo masculino, uso do banheiro/vestiário situado nas proximidades do pátio. Assim sendo, cada banheiro deverá ser provido de placa de identificação devendo as mesmas estarem escritas e dotadas da simbologia de modo a distinguir o uso dos banheiros por sexo. Estas podem ser confeccionadas em:
Adesivos, PVC, Alumínio, INOX: Tamanho: 18x25. 24.1.3 Os locais onde se encontram instalações sanitárias deverão ser submetidos a processo permanente de higienização, de sorte que sejam mantidos limpos e desprovidos de quaisquer odores, durante toda a jornada de trabalho. A empresa possui em seu quadro funcionário responsável pela higienização das instalações sanitárias. Entretanto, tal funcionário deve manter as respectivas instalações sanitárias em perfeitas condições de uso, não apresentando sujidade e/ou odores.24.1.4 Os vasos sanitários deverão ser sifonados e possuir caixa de descarga automática externa de ferro fundido, material plástico ou fibrocimento. Quanto à estrutura e quantidade, a empresa atende à legislação pertinente, cabendo-lhe, no entanto, gerenciar este processo. Vale citar que se faz necessário 01 vaso sanitário para cada grupo de 20 colaboradores.
24.1.7. Os lavatórios poderão ser formados por calhas revestidas com materiais impermeáveis e laváveis, possuindo torneiras de metal, tipo comum, espaçadas de 0,60m (sessenta centímetros), devendo haver disposição de 1 (uma) torneira para cada grupo de 20 (vinte) trabalhadores. Quanto à estrutura e quantidade a empresa atende à legislação pertinente. Os lavatórios deverão ser tipo cuba e sua quantidade ser de 01 para cada grupo de 20 colaboradores. Desta forma, recomenda-se a elaboração e realização de campanha educativa sobre a importância de se higienizar as mãos corretamente. Importante: deve os lavatórios estar providos de lixeiras para o devido descarte de papel toalha destinado à secagem das mãos.