Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Trabalho seguro nas atividades de estaqueamento em obras civis

O termo estaqueamento envolve as atividades de cravamento de estaca de madeira, concreto e metálica. As atividades de estaqueamento envolvem o uso de equipamentos de Bate estacas mecânicos e com sistema hidráulico ou vibratório. O transporte dos perfis (madeira, concreto e metálico) será realizado por veículos próprios para a função e o descarregamento realizado por caminhão munck (dimensões até 6 metros) e guindastes (dimensões acima de 6 metros). Vale lembrar que se deve respeitar o limite de capacidade dos veículos e equipamentos. As definições técnicas são: CEPO: elemento de madeira dura, com fibras dispostas paralelamente ao eixo da estaca, colocado sobre o capacete metálico sobre o qual se deixa cair o martelo. Evitando risco de lançamento de partículas metálicas durante contato do martelo com o capacete metálico. MARTELO: componente do equipamento de cravação o qual fornece a energia necessária à cravação da estaca. Constitui-se de uma peça metálica maciça que cai, sobre a estaca, em queda livre ou de modo pneumático. Capacete: elemento metálico, instalado no topo da estaca (cabeça), cuja função é distribuir uniformemente as tensões dinâmicas que surgem em decorrência do impacto do martelo sobre a cabeça das estacas. COXIM: chapa de madeira de espessura variável, colocada entre a cabeça da estaca e o capacete, com diâmetro compatível com as das estacas a serem cravadas. 
Prolonga ou suplemento: elemento metálico ou de concreto, desligado da estaca propriamente dita, utilizado para cravação da estaca no caso em que a cota de arrasamento estiver abaixo do plano de cravação, sendo retirado após cravação estacas pré-moldadas de concreto: estaca fabricada em concreto armado ou protendido, vibrado ou centrifugado. Sendo padrão de fornecimento com comprimento de 12 metros e com anel metálico em suas extremidades para emenda por soldagem. Estaca prancha metálica: estaca metálica utilizada para execução de parede diafragma. São cravadas por equipamentos bate estaca ou por martelo vibratório suspenso por guindaste de duplo comando. Todos os veículos, ferramentas e equipamentos utilizados nas áreas de estaqueamento deverão ser previamente vistoriados e liberados para sua utilização. “vistoria em veículos, máquinas, equipamentos e ferramentas”. Vale observar que os aparelhos de cravação de estacas deverão ser devidamente concebidos e construídos e adequar-se na medida do possível aos princípios de ergonomia e ser mantidos em bom estado. Antes de iniciar a operação de estaqueamento ou transporte de estacas, o operador deve: a) observar as condições dos equipamentos, seguindo check list operacional. 
As inspeções de máquinas e equipamentos devem ser registradas em documento específico, constando as datas e falhas observadas, as medidas corretivas adotadas e a indicação de pessoa, técnico ou empresa habilitada que as realizou; B) observar as condições dos cabos de aço, porta cabo de aço, roldana, balancin, torre do Bate estaca e motor a diesel, seguindo check list dos mesmos; c) verificar obstáculos e interferências na área de estaqueamento (cabos elétricos, nascentes, arbustos, vias de acesso, rodovias, etc...); d) verificar a capacidade de resistência do solo e declividades; E) estabelecer plano de deslocamento do bate estaca e sinalização da área; F) não será permitida a utilização de bate estacas para estacas strauss. Transporte e descarregamento de equipamentos e estacas. A) os equipamentos de transporte de materiais devem possuir dispositivos que impeçam a descarga acidental do material transportado; b) no transporte e descarga de perfis, vigas e elementos estruturais, devem ser adotadas medidas preventivas quanto à sinalização e isolamento da área; C) os cabos de aço de tração não podem ter emendas nem pernas quebradas que possam vir a comprometer sua segurança. os cabos de aço devem ser substituídos quando apresentarem condições que comprometam a sua integridade, em face da utilização a que estiverem submetidos; d) os cabos de aços devem ser fixados por meio de dispositivos que impeçam deslizamento e desgastes; 
 e) a operação de máquinas e equipamentos que exponham o operador ou terceiros a riscos só pode ser realizada por trabalhador qualificado e identificado; f) devem ser protegidas todas as partes móveis dos motores, transmissões e partes perigosas das máquinas ao alcance dos trabalhadores. As máquinas e os equipamentos que ofereçam risco de ruptura de suas partes móveis, projeção de peças ou de partículas de materiais devem ser providos de proteção adequada. Na cravação das estacas, é proibido o acesso de pessoas não autorizadas às áreas de cravação de estacas; os cabos de aço de tração não podem ter emendas nem pernas quebradas que possam vir a comprometer sua segurança. Os cabos de aço devem ser substituídos quando apresentarem condições que comprometam a sua integridade, em face da utilização a que estiverem submetidos; os cabos de sustentação do pilão devem ter comprimento para que haja, em qualquer posição de trabalho, um mínimo de 6 (seis) voltas sobre o tambor; os bate-estacas deverão ser solidamente apoiados sobre vigas de madeira grossas, bases de BETÃO ou outras bases estáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta e compatilhe!