Os motoristas ficam às vezes nervosos e argumentam que os técnicos de segurança pegam muito no pé deles! Mas não é nada disso! O trabalho do técnico de segurança é muito complexo e está além do entendimento de algumas pessoas! Ser previdente é uma das principais virtudes do motorista defensivo. Os motoristas mais antigos diziam que é sempre bom levar no carro um alicate, chave de fenda, canivete, fita isolante, pedaços de arame, fio elétrico, lanterna de mão, fusíveis, correias, mangueiras sobressalentes e lâmpadas de farol. Galera, isso era na época do fusquinha ou da rural, hoje em dia as coisas não são mais assim não! Tem empresa hoje que se seu veículo tiver mais de 10 anos de uso, não serve para prestar o serviço em determinada empresa.
O motorista defensivo deve tentar prever o perigo, e sua atitude deve ser: veja, pense e não espere para ver o que vai acontecer. Principalmente os careteiros. O início da chuva é o período mais perigoso, pois a água mistura-se com o pó, o óleo e o combustível impregnados na pista, formando uma camada deslizante. Há o risco de ocorrer a aquaplanagem. Hoje mesmo tivemos acidente deste tipo: Chovendo um pouco o motorista resolveu trafegar pelo no acostamento, próximo da valeta de chuva, quando de repente o caminhão passou num buraco que estava encoberto pela água e o mesmo veio a tombar! Pronto final de semana perdido!
Vamos aos detalhes: O motorista não estava apto para dirigir o veiculo, o mesmo estava sendo levados para manutenção, os pneus estavam sem condições de uso, setas e lanternas quebradas! Legação do condutor: “Era coisa rapidinha!”. Faça revisões periódicas no automóvel para que ele possa responder com eficiência em situações de emergência. Isso deve ser feito não é só quando a cobrança por parte do técnico de segurança não! Tem de fazer parte da rotina do condutor! Os defeitos que mais causam acidentes são pneus gastos! Para piorar todo pneu de estepe que deveria ser novo nos caminhões geralmente é careca e sem condições de uso, mas sempre estão lá de enfeite!
O motorista só vai saber que não está prestando quando precisar dele! , freios desregulados, lâmpadas queimadas, etc. Não dirija se não estiver em boas condições físicas e psicológicas, Evitar aquela situação onde o motorista enche a pança, toma dois copos de cerveja, um pratão de carne, maçã de peito com batata e logo em seguida já quer ligar o possante e cair na estrada! Sofrendo de fadiga por pressão para entrega da carga, sonolência, ou após ingerir bebidas alcoólicas ou substâncias entorpecentes o que não combina com a condição de dirigir! Para evitar bater no veículo que parou repentinamente à sua frente, mantenha a distância regulamentar de 10 metros na cidade e 30 metros na estrada. Cuidado nos cruzamentos. Mesmo que a preferência seja sua, certifique-se de que nenhum outro carro está vindo. Geralmente o motorista fica observando aquelas moreninhas lindas que estão passando e repente, colidiu! Ao ultrapassar e ser ultrapassado redobre a atenção. Não se sinta humilhado ao ser ultrapassado por uma Kombi!
IAo ultrapassar ciclistas, reduza a velocidade e buzine rapidamente, deixando bastante espaço livre para que ele circule com segurança. Não vá querer prensa-lo no acostamento com intuito de se divertir! Use o cinto de segurança do veículo e também para amarrar a calça! Já tivemos acidentes com motoristas que saíram da cabine segurando a calça que estava caindo, desequilibrou - se e acabou tendo uma torção no joelho! - Respeite a velocidade máxima da pista. Parece que esses relatos são brincadeiras, mas eles acontecem! O técnico de segurança deve ter um preparo psicológico para lidar com as mesmas! O trabalho não é somente distribuir EPIs, são várias situações estão associadas ao trabalho que são de levantar o boné do guarda!
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