Colisão em estradas, rodovias e acessos às Obras. Obedecer às normas de trânsito CTB- Código de Transito Brasileiro . Respeitar a sinalização de trânsito indicada nos locais onde trafega bem como praticar a direção defensiva. Sempre que detectar alguma anormalidade do local onde estiver trafegando ou transitando informar ao responsável pelo setor competente. Queda do mesmo nível. Observar pavimento evitando imperfeições e desviar de obstáculos sempre que possível. Queda de diferentes níveis: Utilizar cintos de segurança com dois talabartes (Verificar se os cintos encontram-se inspecionados e, portanto fita indicadora de inspeção conforme PRO 009640), em alturas superiores a 1,80m e que são desprovidas de proteção coletiva. Atropelamento: Transitar apenas em acessos seguros e sinalizados. Respeitar e cumprir as placas de sinalização e normas de trafego determinadas no local, principalmente o limite de velocidade. Conduzir o veículo respeitando o Código Nacional de Transito. Não dirigir alcoolizado ou sob o efeito de outra substância tóxica.
TPartículas Multidirecionais. Utilizar óculos de segurança com lente incolor. Verificar se as máquinas e os equipamentos apresentam proteções das partes rotativas. Impacto contra objeto parado, verificar a sinalização de delimitação de máquinas e equipamentos. Atentar quando a obstáculos em áreas de acesso. Queda de objetos: Respeitar a sinalização nos locais de trabalho. Verificar a existência de isolamentos em trabalho em altura e trabalho sobreposto e sempre que detectar alguma anormalidade do local onde esta trafegando ou transitando informe o responsável ou setor competente. Poeira Mineral Utilizar máscara contra poeira respirável, Solicitar umidificação nas vias de acesso da obra quando detectar presença de poeira em excesso. Choque Elétrico: Não fiscalizar manutenções elétricas sem capacitação na NR 10 Portaria Instalações e Serviços em Eletricidade Portaria 3.214/78 Ministério Trabalho e Emprego.
Não acessar subestações sem treinamento especifico de área e sem credenciamento da empresa! Não realizar manutenções em máquinas e equipamentos elétricos, verificar se os contêineres e máquinas estacionárias estão devidamente aterrados. Animais peçonhentos: Fazer inspeção visual da área de trabalho antes de realizar as tarefas e Utilizar perneiras ou botas tipo coturno. Posturas inadequadas: Adotar posturas ergonômicas no exercício das atividades. Aprisionamento: Usar camisas sempre abotoadas e pára dentro da calça. Verificar se as botinas encontram-se devidamente amarradas. Não utilizar adornos (pulseira, anéis, colares, relógios, correntes, brincos e etc.) e roupas largas em área de correias transportadoras. Não tocar em partes rotativas de equipamento quando estes estiverem em movimento. Verificar as condições de segurança das proteções das partes móveis das máquinas durante sua rotina diária de trabalho próximo às mesmas. Utilizar os cabelos presos e dentro do capacete. Ruído: Utilizar abafador de ruído tipo concha quando houver percepção de incômodo e concentração laboral ou local que indique seu uso obrigatório.
Espaço Confinado: Não acessar espaços confinados sem treinamento na NR 33 Segurança e Saúde nos trabalhos em Espaços Confinados. Certificar se a área de acesso não possui risco de intoxicação e explosão.Utilizar EPI’s conforme o risco e orientação do SESMT local. Não acessar a área sem conhecimento de todos os riscos da atividade no Espaço Confinado.Afogamento: Utilizar colete salva vidas em atividades que ofereçam risco de afogamento. Exposição a intempéries: Somente realize atividade quando houver melhora do tempo e após fazer inspeção visual do local. Utilizar protetor solar quando estiver exposto ao sol. MEIO AMBIENTE: Não descartar resíduos fora de coletores (em caso de não houver local para descarte, reunir os resíduos e providenciar descarte dentro das dependências Empresa).Não danificar, quebrar, matar, apanhar, aprisionar qualquer espécie animal ou vegetal nas dependências da EMPRESA.
Em caso de vazamento de óleo de veículos de transporte providenciar bacias de contenção, e descartar resíduo contaminado em local adequado. Conhecer a localização e utilização do Kit de emergência ambiental. Manter comunicação constante entre fiscalização técnica, segurança e meio ambiente Informar imediatamente qualquer emergência ambiental à fiscalização de meio ambiente. EPI EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL recomendados: Utilizar os seguintes equipamentos de proteção individual em áreas operacionais: Capacete de segurança com jugular. Óculos de segurança com lente incolor. Protetor auricular tipo concha. Sapato de segurança. Uso de colete refletivo (quando aplicável). Luvas apropriadas (quando aplicável).Máscaras contra poeira respirável (quando aplicável). Colete salva vidas (quando aplicável). Cinto de Segurança tipo pára-quedista com dois talabardes (quando aplicável).