Análise de Risco da Tarefa (ART): técnica de identificação de riscos envolvidos nas etapas de uma atividade ou tarefa, com o propósito de servir aos envolvidos para sua preparação segura. Subdividindo em Análise de Risco de Planejamento e Análise de Risco Local. Atividade de alto risco: atividade com potencial de severidade crítica e catastrófica. Avaliação do Estado de Saúde (AES): lista de verificação utilizada para avaliação das condições gerais de saúde do empregado para execução de atividades em altura e/ou em espaço confinado. Designação: ato de nomear formalmente empregados capacitados para emitir, validar e assinar Permissão de Trabalho (PT)
Espaço Confinado: trabalho em qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio. Especialista: pessoa que se ocupa exclusivamente de um ramo específico. Profissional que se empenha em determinada matéria/ área. Executante: empregado .empresa ou contratado, responsável por executar a tarefa. Executante credenciado: empregado .empresa ou prestador de serviço, devidamente capacitado neste procedimento para preencher as Permissões de Trabalho e a avaliar a Avaliação do Estado de Saúde. Indivíduo Público (IP): Qualquer pessoa que não realize trabalho que envolva radioproteção e que necessite intervir em instalações/equipamentos com que possuam fonte radioativa.
Permissão de Trabalho (PT): autorização formal para trabalho identificado como potencialmente perigoso, que deve ser analisada de forma compartilhada pelo dono da área onde será realizado o trabalho e/ou executante credenciado (quando designado), definindo condições seguras para sua realização. Pessoa Advertida: pessoa informada ou com conhecimento suficiente para evitar os perigos da eletricidade. Purgar/Drenar: método de limpeza que torna a atmosfera interior do espaço confinado isenta de gases, vapores e outras impurezas indesejáveis através de ventilação ou lavagem com água ou vapor. Sistema Elétrico: circuito ou circuitos elétricos inter-relacionados destinados a atingir um determinado objetivo.
Trabalho Especial: são considerados especiais, os trabalhos que podem expor seus executores aos riscos de asfixia, envenenamento, queda de níveis diferentes, choque elétrico, desprendimento de energia (fogo/explosão/radiação) ou soterramento. Zona Controlada: entorno de parte condutora energizada, não segregada, acessível, de dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão, cuja aproximação só é permitida a profissionais autorizados. A ser definido conforme legislação ou normas técnicas.
Zona de Risco: entorno de parte condutora energizada, não segregada, acessível inclusive acidentalmente, de dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão, cuja aproximação só é permitida a profissionais autorizados e com a adoção de técnicas e instrumentos apropriados de trabalho. A ser definido conforme legislação ou normas técnicas.