Pesquisar este blog

sábado, 10 de outubro de 2020

Medidas preventivas de acidentes na operação de VIBRADOR DE CONCRETO

Orientações de Segurança para Operação:  Antes de ligar o vibrador, deve-se verificar se todas as ligações elétricas estão feitas corretamente.  As ligações elétricas, só devem ser realizadas por profissional qualificado (eletricista).  Verificar as instalações elétricas sempre que a temperatura do motor ultrapassar a 60o C.  Proteja o cabo elétrico durante a operação, evitando que ele se enrosque nas ferragens ou se apói e em superfície cortante.  Dimensione o vibrador de acordo com o tipo de serviço a ser feito.  Verificar o sentido da rotação do motor do equipamento antes de encaixar o mangote.  A Mangueira não deve trabalhar dobrada ou em curvas muito fechadas.  Guardar o vibrador sempre esticado.  Não arrastar o motor pelo mangote do vibrador ou cabo elétrico.  Não deixar o motor em poças d’água ou "atolado" no concreto.  Limpar o motor e o vibrador após cada jornada de trabalho.  Mantenha durante o trabalho uma posição firme, segura e de perfeito equilíbrio.  

Manter a área de trabalho sempre livre e desobstruída a fim de permitir uma perfeita locomoção do operador.  Antes de efetuar qualquer manutenção ou troca de acessório (mangote, garrafa), desconecte o plugue da tomada.  Não utilize mangotes/garrafas fora de especificações ou inadequados ao tipo de trabalho.  Não utilizar o vibrador em locais que contenham líquidos ou gases inflamáveis. Perigo de explosão.  Não desligue o motor com a garrafa imersa no concreto.  Recursos necessários: capacetes, bota de borracha, óculos de segurança, luvas de Borracha tipo HEXANOL cano longo, protetor auricular tipo concha.  Orientações de segurança para instalação.  Conectar o plugue somente em tomadas monofásicas de mesma tensão (voltagem) que a indicada na placa de características do vibrador. Certifique-se de que o mangote esteja bem fixado. Verifique a voltagem do motor, Observar o sentido de rotação do motor indicado pela seta na guia de acoplamento. Caso esteja girando no sentido errado, basta inverter a ligação.  Para vibradores movidos a combustível, o abastecimento deve ser realizado conforme as recomendações de segurança, para Transporte, Armazenamento, Manuseio e Abastecimento.

 


CUIDADOS GERAIS PARA OPERADORES. Somente operar  ou acionar equipamento estacionário quando este estiver em devidas condições.  A operação de equipamentos que exponha o operador e terceiros só poderá ser realizada por trabalhador qualificado e habilitado, sendo que todos os riscos devem ser contemplados na ART (análise de risco da tarefa) e PT (Permissão para Trabalhos, com suas respectivas medida de controle.  O abastecimento dos equipamentos estacionários deverá ser feito por trabalhador qualificado e este deve adotar técnicas e equipamentos que garantam a segurança durante a operação.  Após a retirada das proteções coletivas dos equipamentos para manutenção estas deverão ser novamente instalados antes do reinício da operação.Somente iniciar a operação quando for preenchido a  ART (análise de risco da tarefa). Instruções para a instalação do equipamento estacionário:  Todo equipamento estacionário deve ser devidamente aterrado conforme orientação do fabricante. 

Todo equipamento estacionário deve possuir chave de emergência tipo “botoeira” (cogumelo) na cor vermelha e possuir clara sinalização para seu acionamento em caso de emergência.  Para a instalação elétrica do equipamento, este deve possuir um projeto e ser instalado de acordo com as especificações do fabricante. Para a instalação elétrica alternativa a contratada deve apresentar o projeto previamente a fiscalização para aprovação.  Para iluminação artificial do local onde o equipamento estacionário estiver instalado, os níveis de iluminação devem estar em consonância com o estabelecido na NBR 5.413/91 da ABNT.  As chaves de acionamento devem ser localizadas em local em que o operador possa acioná-lo ou desligá-la na sua posição de trabalho.  A chave de acionamento não pode estar instalada na zona de perigo que ofereça risco ao operador.  A chave de acionamento não pode estar instalada em local em que o equipamento possa ser acionado ou desligado involuntariamente pelo operador ou por qualquer outra forma acidental. CASO DE ANORMALIDADE:

Qualquer dúvida no funcionamento do equipamento estacionário como: vazamento de ar, barulho estranho, ou indicação anormal no painel, desligar imediatamente o equipamento estacionário e comunicar a chefia imediata e ao responsável, para que os mesmos possam estar cientes e acionarem a manutenção. MEIO AMBIENTE:  Caso ocorra qualquer vazamento de combustível, óleo ou lubrificante, parar imediatamente o equipamento e acionar o responsável pela manutenção dos equipamentos estacionários. Utilizar bacia de contenção para evitar a contaminação do solo e manta absorvente caso necessite absorver o óleo derramado. Depositar o resíduo contaminado em tambores e descartar conforme disciplinado na, na coleta seletiva. CONTATO EM CASO DE EMERGÊNCIA: Conhecer e adotar o Plano de Emergência da área. O Gerente de área deverá garantir o cumprimento deste procedimento por todos os empregados.  SESMT: assessorar e acompanhar o cumprimento deste procedimento e treinar os empregados envolvidos. Público alvos serão  os Operadores e empregados autorizados a operar equipamentos estacionários.