Instrua-se sobre os equipamentos de combate a incêndio existentes na sua área de trabalho. Não obstrua nem permita que outras pessoas obstruam os acessos aos extintores de incêndio. Ajude na prevenção de incêndios comunicando riscos de incêndio, conservando todos os inflamáveis em recipientes de metal longe de fonte de calor, evitando o armazenamento de resíduos, trapos, estopas, etc. impregnados de óleo, gasolina ou outro inflamável, evitando o derramamento de inflamáveis, ou na sua ocorrência, a imediata remoção. Ao operar maçaricos, máquinas de solda ou qualquer outro equipamento que produza centelhas proteja os materiais de fácil combustão que estejam dentro do raio de ação das chamas ou centelhamento e deixe sempre, pelo menos, um extintor de incêndio próximo ao local onde será feito o corte ou solda. Então vamos deixar para vocês aqui um check-list básico para realização de inspeções no sistema de combate a incêndio.
- O prédio possui saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, clientes e visitantes.
- Equipamentos suficientes para combater o fogo em seu início; Existem pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos.
- As saídas de emergência possuem largura mínima de 1,20m e abrem para foram do local de trabalho.
- As aberturas e saídas de emergência são claramente sinalizadas, indicando a direção da saída.
- As saídas devem ser dispostas de tal forma que entre elas e qualquer local de trabalho não se tenha de percorrer distância maior que 10 m risco grande e médio e 20 m para risco pequeno. As saídas e as vias de circulação não devem comportar escadas nem degraus; devendo ser bem iluminadas.
- Os pisos, de níveis diferentes, deverão ter rampas que os tornem suave, e estar sinalizados no seu início.
- As portas de saída devem ser de batentes, ou portas corrediças horizontais, a critério da autoridade competente.
- As portas devem ser visíveis, ficando proibido qualquer obstáculo, mesmo ocasional, que entrave o seu acesso.
- As portas de entrada, saída, ou de emergência do estabelecimento, não deverão ser fechadas a chave, aferrolhada, ou presa durante as horas de trabalho.
- As portas de emergência não poderão ser fechadas pelo lado externo, em nenhuma situação. As escadas devem ser construídas em material incombustíveis e resistentes ao fogo.
- Os equipamentos elétricos que não podem ser desligados em caso de incêndio deverão ser sinalizados junto a sua chave de interrupção.
- Deverá ser realizados periodicamente exercícios de combate ao fogo, por equipe especializada.
- Nas fábricas e estabelecimentos que não mantenham brigadas de incêndio, deverão treinar colaboradores, guardas e vigias, no correto combate ao fogo.
- Os extintores utilizados no estabelecimento devem seguir os padrões ou regulamentos do INMETRO.
- Todo extintor deverá ter uma ficha de controle de inspeção.
- Cada Extintor deverá ser inspecionado visualmente a cada mês examinando-se o seu aspecto externo, e verificar se o bico e válvula de alívio não estão entupidos.
- Cada extintor deverá possuir etiqueta de identificação presa ao seu bojo, protegida para não danificar-se.
- Os extintores de CO2 são pesados semestralmente, para verificar perdas além de 10%, e necessidade de recarga.
- Os extintores são localizados em local visível, de fácil acesso e menos provável, de ser bloqueado pelo fogo.
- Os extintores estão sinalizados adequadamente na parede e no piso, garantindo a desobstrução da área.
- Os extintores estão instalados adequadamente, não tendo sua parte superior a mais de 1,60m acima do piso. Existem extintores localizados nas paredes das escadas. NR 23 - PREVENÇÃO DE COMBATE A INCÊNDIOS.Temos vários relatos aí de incêndios que ocorreram simplesmente porque o AVCB da empresa não estava atualizado ou simplesmente a parte da segurança do trabalho não estava executando o seu trabalho como deveria muitas vezes sem o apoio da gerência.