Geralmente nas empresas vamos ter que fazer as vistorias para liberação dos veículos, vamos apresentar aqui então modelo de check-list de vistoria de caminhão pipa. Isso mesmo aquele caminhão que carrega água. Muita vezes vamos realizar o check list e encontramos vários tipos de não conformidade na parte relacionada a manutenção mecânica do equipamento! Estas não conformidades vão desde uma simples lanterna quebrada, um pneu careca, documentação do veiculo vencida, em alguns casos, até veiculo conduzido por um inabilitado!
A missão da segurança é mitigar essas condições, colhendo as informações, propondo ações para que as anomalias sejam avaliadas e medidas sejam tomada para que estas não se torem um perigo em potencial para o colaborador! Para que essa atividade tenha êxito é muito importante a participação do condutor informando as possíveis falhas, que serão tratadas. Vamos então realizar a verificação de segurança do nosso caminhão PIPA. Lembrando que a atividade visa apenas os preceitos de segurança e saúde do trabalhador !
- Logotipo da Empresa e No sequencial "Certificado de Registro, licenciamento e DPVAT" ( ) OK ( ) NÃO OK
- Para-choques (dianteiro e traseiro); sendo que o traseiro deve possuir altura de 55 cm em relação ao solo Placas (dianteira e traseira) Selo da placa traseira. ( ) OK ( ) NÃO OK
- Luz de Placa Espelhos, não podem estar quebrados. ( ) OK ( ) NÃO OK
- Retrovisores (interno e externo). ( ) OK ( ) NÃO OK
- Motor de arranque, bateria. Geralmente na hora do teste não funciona! ( ) OK ( ) NÃO OK
- Para-brisa Limpador e Esguicho de água para pára-brisa. Na maiorias das vezes o recipiente esta vazio! ( ) OK ( ) NÃO OK
- Bancos (fixos e em boas condições). Muitos estão rasgados! ( ) OK ( ) NÃO OK
- Faróis Faroletes (luz mínima dos faróis). Lanternas. ( ) OK ( ) NÃO OK
- Transformação dos faróis (alto e baixo). ( ) OK ( ) NÃO OK
- Lanternas de setas (dianteiras e traseira). Costuma ter lâmpadas queimadas! ( ) OK ( ) NÃO OK
- Pisca alerta luz e alarme sonoro de marcha-a-ré luz de freio freio estacionamento. ( ) OK ( ) NÃO OK
- Condições dos Pneus ( TWI - Tyre Work Indication), Limite do TWI ultrapassado! ( ) OK ( ) NÃO OK
- Buzina Extintor de Incêndio (proporcional ao veículo). ( ) OK ( ) NÃO OK
- Fitas refletivas em seus lados externos. ( ) OK ( ) NÃO OK
- Cinto de Segurança ( Tipo três pontos). Devem ser vistoriados ( ) OK ( ) NÃO OK
- Maçaneta das portas (trincos externos e internos). ( ) OK ( ) NÃO OK
- Triângulo, chave de roda, macaco Pneu estepe Vazamento de combustíveis, óleo! Com relação ao estepe, este e o acesso que vai te salvar de uma situação difícil, mas o que a gente entende é por que ele é sempre um pneu careca, descalibrado colocado para emergência!
- ( ) OK ( ) NÃO OK
- Condições Gerais do Veículo Bandeirola ( condicional), geralemente são utilizadas nas áreas de mineração! ( ) OK ( ) NÃO OK
- Controle da emissão de gases poluentes e ruídos. Realizar um laudo de controle de fumaça preta! ( ) OK ( ) NÃO OK
- Garantia atestada por oficina credenciada para sistema de freios, sistema de direção e alinhamento do veículo assento com encosto e apoio para cabeça. ( ) OK ( ) NÃO OK
- Seguros contra terceiros. Todos nós estamos sujeitos a essa condição ( ) OK ( ) NÃO OK
- Tacógrafo ou outro sistema de monitoramento de velocidade Sistema Rodoar Giroflex ( condicional).Manômetro do tanque. ( ) OK ( ) NÃO OK
Ano: Obs.: Todos os veículos deverão ter no máximo 10 (dez) anos de uso para transitar na área. OBSERVAÇÃO: *As inspeções só podem ser consideradas como OK, se nenhum dos itens deste check-list estiver N OK. Todas as anomalias encontrada devem ser levadas pelo responsável de frotas para que sejam tratadas, para que as possibilidades de acidentes sejam neutralizadas. Em muitos casos as falhas nas manutenção dos veículos, maquinas e equipamentos estão relacionadas a falta de estrutura da empresa com relação a segurança! Temos relatos de que as anomalias são apresentadas as chefias, e são ignoradas, se pensando apenas na produção!