Pesquisar este blog

domingo, 25 de outubro de 2020

Inspeção de rota subterrânea entre subestação 138kv e utilidades

Nesta atividade o colaborador estará exposto ao risco de queda do mesmo nível, tropeções com risco de queda ou até mesmo a asfixia por insuficiência de ar caso o nível de oxigenação do local não esteja sendo monitorado antes do inicio das atividades. O colaborador deverá estar de posse da PPT. No deslocamento no interior da galeria o colaborador deverá estar andando com atenção e estarem sempre atentas às condições do local, tanto na parte do piso quanto ao teto. Obedecer à sinalização dos trajetos e vias de circulação. Abrir entradas de ar para ventilação da galeria para evitar intoxicações e de repente a formação de atmosfera explosiva. Para neutralizar essa condição devemos medir nível de oxigênio no interior da galeria. 

Dispor de rádio ou outro meio que permita comunicação, mas antes da entra devemos certificar que os meios de comunicação são mesmo eficazes. Instalar sempre que possível meio de exaustão artificial. Inspeção de rota subterrânea na galeria de cabos. Temos o risco escorregamento, tropeção com risco de queda de mesmo nível e nível diferente. Também terão o risco de Corte por perfuração por corpo estranho nos olhos, não se esquecer dos óculos de segurança. Também teremos o risco de choque elétrico. Ande com atenção e nunca corra no local de trabalho. Obedecer à sinalização dos trajetos e vias de circulação. Usar EPI's obrigatórios (capacete bota luva e óculos). Não obstruir vias de passagens com peças, materiais ou ferramentas. Não espalhar materiais no local de trabalho. 
Isolar áreas que possuem materiais cortantes ou perfurantes. Usar ferramentas adequadas para o serviço. Verificar condições de risco existente no local de trabalho, caso necessário faça ate mesmo um bloqueio físico com cordas correntes ou até mesmo tapumes. Não tocar em estruturas que possuam cabos energizados sem que a mesma esteja devidamente aterrada. Em caso de duvida faça o teste de ausência de tensão. Não tocar em cabos de decida de para raios. Verificar interferências existentes e condições de risco local que comprometem a segurança da atividade. Verificar condições da ligação e conexões elétricas dos equipamentos, eliminando gambiarras que podem provocar acidentes graves ou até mesmo fatais. Instalação de cabo subterrâneo em bandejamento. Riscos de contaminação por gases com risco de desmaio ou ate a morte por asfixia. Contaminação por produtos químicos. 
Exposição a excesso de ruído oriundo de grupo de geradores que podem estar instalados no local e o risco de desbarrancamento, pois a atividade está relacionada a galerias. Ficar sempre atento às condições local dos serviços. As medidas preventivas recomendadas: estar portando obrigatoriamente a mascara de fuga, conforme a recomendação de segurança. Em caso emergência de vazamento de gás seguir atentamente as instruções para evacuação do local de modo ordenado como é treinado nas simulações na empresa. Em casos de emergência o veiculo deverá ser estacionado, desligado, sendo posteriormente abandonado com a chave na ignição do mesmo. Deslocar-se ordenadamente para o ponto de encontro indicado pelos orientadores de área. Ficar sempre atento as condições local dos serviços. Estar portando obrigatoriamente a mascara de fuga. Não se expor próximo a tubulação que apresentem vazamento por risco de contaminação. Caso haja necessidade de trabalhar em locais contaminados ou com vazamento de substancias químicas, pedir autorização para execução dos serviços e usar proteção especifica para o local dos serviços. 
Não ultrapassar áreas isoladas para evitar o risco de exposição. Ao operar máquinas com elevado nível de ruído usar sempre protetor e certificar que os mesmo atendem ao nível de ruído existente no local. Preferencialmente os auriculares do tipo concha. Ao perceber nível de ruído elevado, colocar o protetor auricular. Observar condições das paredes internas e teto da galeria, para evitar a exposição ao risco de soterramento. Ao verificar trincas nas paredes e tetos, abandonar o local e comunicar ao responsável pela liberação. Para quê todo esse procedimento corretamente é necessário que façamos inspeções periódicas no ambiente de trabalho. Em caso de incidentes ou acidentes no local Todos devem ser estudados é avaliado. Caso ocorra alguma mudança na realização da atividade todos que estão relacionados deverão ter acesso essa mudança para que o acidente de trabalho seja neutralizado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta e compatilhe!