Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Função e importância do mapa de risco nas empresas


Você ja parou para verificar o mapa de risco da empresa. Quando entramos nas dependências de algumas empresas nos deparamos com aquele mapa de risco bem elaborado, detalhadíssimo, mas para alguns é um mero quadro que esta na parede. Tem trabalhador que nunca parou para observar que informações são aquelas que estão contidas naquele quadro. (O Mapa de Riscos tem como objetivos a) reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa. Possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção. As Etapas de elaboração devem contemplar o conhecimento do processo de trabalho no local analisado: Evidenciar o numera de trabalhador: sexo, idade, treinamentos profissionais de segurança e saúde, jornada; os instrumentos e materiais de trabalho, maquinas equipamentos e ferramentas de modo geral; as atividades exercidas.  e perfurações, atropelamento, enchentes, inundações e etc.

voce já prestou atenção no mapa de risco da empresa que trabalha?
Modelo de mapa de risco
O ambiente, Identificar os riscos existentes no local analisado, como, quedas de altura, cortesIdentificar das medidas preventivas existentes e sua eficácia: medidas de proteção coletiva, instalação de placas, barreiras físicas e sistemas de bloqueio.  Medidas de organização do trabalho. Medidas de proteção individual, capacete, óculos de segurança, perneira, luvas.  Medidas de higiene e conforto: banheiro, lavatórios, vestiários, armários, bebedouro, refeitório e área de lazer. Identificar os indicadores de saúde para controle de doenças relacionadas ao trabalho queixa mais frequentes e comuns entre os trabalhadores expostos aos mesmos riscos. Acidentes de trabalho ocorridos à compilação dos mais simples aos mais complexos, para que sejam tomadas ações para que os mesmos não venham a ocorrer novamente.  Doenças profissionais diagnosticadas e a criação de um plano para que sejam tratadas. 
Mapa de risco nas empresas
Descrição do mapa de risco nas empresa
Causas mais frequente de ausência ao trabalho é que chamamos de absenteísmo, geralmente está relacionado ao uso de álcool ou drogas. Conhecer os levantamentos ambientais já realizados no local, não se esqueça de que não da para ser realizado de dentro do escritório, temos de ir a campo!  Elaborar o Mapa de Riscos, sobre o layout da empresa, indicando através de círculo: o grupo a que pertence o risco, de acordo com a cor padronizada.  O número de trabalhadores expostos ao risco, o qual deve ser anotado dentro do círculo.  A especificação do agente (por exemplo: químico - sílica, texano, ácido clorídrico; ou ergonômico - repetitividade, ritmo excessivo) que deve ser anotada também dentro do círculo. A intensidade do risco, de acordo com a percepção dos trabalhadores, que deve ser representada por tamanhos proporcionalmente diferentes de círculos. Depois de discutido e aprovado pela Comissão Interna, o Mapa de Riscos, completo ou setorial, deverá ser afixado em cada local analisado, de forma claramente visível e de fácil acesso para os trabalhadores. A Classificação dos Riscos Ambientais ficam assim definida:
Como se previnir dos acidentes do trabalho ?
Identificando os risco nos ambientes de trabalho
GRUPO I - Riscos Físicos - Ruídos, Vibrações, Radiações, Ionizante, Rad. Não, Ionizante, Frio, Calor, Pressões Anormais e Umidade. GRUPO II - Riscos Químicos - Poeiras, Fumos, Névoas, Neblinas, Gases, Vapores.  Substâncias, compostas ou produtos químicos em Geral.GRUPO III - Riscos Biológicos - Vírus, Bactérias, Protozoários, Fungos, Parasitas, Bacilos e. Outros. GRUPO IV - Riscos Ergonômicos - Esforço Físico Intenso, Levantamento e Transporte manual de peso, Exigência de postura, inadequada, Controle rígido de produtividade. Imposição de ritmos, excessivos, Trabalha em turno e noturno, Jornadas de trabalho. Prolongadas, Monotonia e receptividade, Outras situações, causadoras de Stress. Físico e/ou psíquico. GRUPO - V - Riscos de Acidentes - Arranjo Físico Inadequado, Máquinas e. Equipamentos sem proteção, Ferramentas inadequadas ou defeituosas. Iluminação inadequada, Eletricidade, Probabilidade de Incêndio ou Explosão. Armazenamento, Inadequado, Animais Peçonhentos, Outras situações de Risco que poderão contribuir para a ocorrência de acidentes.
elaboração de CIPA
O importante aqui é ouvir a opinião de todos !
Esperamos que o estas recomendações cumpra o seu objetivo, que é o de fornecer subsídios para a prevenção de riscos profissionais e apresentar sugestões que possam ser utilizadas, ou somadas às soluções próprias da Empresa, sugeridas pelos seus competentes profissionais, visando à melhoria do ambiente ocupacional, o que será plenamente alcançado quando o trabalhador for beneficiado, e quando direta ou indiretamente a empresa colher os resultados. Os dados levantados foram trabalhados de maneira imparcial e impessoal, sendo que fomos bastante rigorosos em seguir o que determina a lei. Para tanto, foram utilizados equipamentos da melhor procedência e cuidadosamente calibrados. Acho que deu para entender um pouco a função ou importância do mapa de risco nas empresa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta e compatilhe!