O que é fumaça? A fumaça é uma emissão gasosa composta por partículas suspensas, resultantes do processo de combustão incompleta de combustível e outros elementos. Qual o problema da fumaça? A fumaça é um elemento poluidor do ar e a exposição contínua da população à ela pode gerar problemas de saúde especialmente as crianças, idosos e portadores de doenças do trato respiratório. (CETESB, 2010).Mas não só pessoas são afetadas pela poluição do ar. Esta também afeta a saúde de todos os seres vivos que respiram o ar, e pode também causar degradação das condições de conservação do patrimônio. Se você já passou por uma cidade grande, cheia de veículos circulando o dia todo, já deve ter notado que os monumentos e prédios ficam enegrecidos pela fumaça.
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sábado, 21 de novembro de 2020
Quais as fontes geradoras de fumaça?
Quais as fontes geradoras de fumaça? A fumaça é gerada por equipamentos e dispositivos que realizam o processo de combustão, tais como caldeiras, incineradores, e motores de combustão interna utilizado em veículos em geral, como carros, caminhões, ônibus, motocicletas, aeronaves e embarcações, que não estejam funcionando de forma inadequada. Todo motor gera fumaça? Não, somente os motores mal conservados, ou com manutenção inadequada, apresentam problemas de emissão de fumaça. Por que avaliar a fumaça preta em motores diesel? Grande parte dos veículos de transporte de carga, e passageiros, isto é, caminhões, ônibus, trens e navios são impulsionados com motores diesel. Em geral são motores grandes, que geram emissões gasosas de maior volume, e, portanto, podem lançar maiores volumes de poluentes no ar.
O óleo diesel pode, em função de sua composição química, resultar na emissão de elementos como o enxofre que combinados com a umidade do ar, podem formar gotículas de ácido sulfúrico e sulfuroso, muito perigosos para os seres vivos. Como se avalia a fumaça preta em um motor diesel? Existem dois métodos básicos. Um deles envolve um equipamento chamado opacímetro. Este equipamento é colocado na saída do tubo de escapamento do veículo a ser avaliado, e é realizado um ensaio. O opacímetro possui um sensor e um processador que avalia o sinal emitido pelo sensor. Se o motor emitir fumaça preta, o sensor enviará um sinal para o processador, e este informará a concentração das partículas presentes na fumaça. O opacímetro é um instrumento portátil constituído por um banco óptico, sonda (cabo inserido no escapamento) e maleta com cabos e é utilizado para medição da quantidade de material particulado (fumaça preta) emitido por veículos a diesel. A fumaça do escapamento de motores diesel é composta por partículas suspensas no gás de escapamento que obscurecem, refletem ou refratam a luz. O equipamento é montado no escapamento do veículo para medição de fumaça. A fumaça é captada pela sonda instalada no escapamento do veículo e levada à câmara de medição, onde existem um emissor de luz e um receptor.
O facho de luz é interceptado pela fumaça e, assim, é medida a opacidade. A aferição é processada através de um software instalado em um laptop. O segundo método utiliza um cartão de papelão, com um furo no meio e uma graduação de cores cinza. Este cartão é chamado de anel de Ringelmann. A avaliação consiste em comparar visualmente a cor da fumaça emitida com os tons de cinza da escala, determinando qual deles ela melhor se enquadra. Quanto mais partículas estiverem presentes na fumaça, mais densa e escura ela se torna.É importante ter em mente que um motor que emite muita fumaça não apenas prejudica o meio ambiente, mas também prejudica o seu operador, pois motor que emite fumaça preta é sinônimo de combustível que não foi totalmente aproveitado, ou seja, significa que o motor gasta mais combustível que o necessário.
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