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sábado, 21 de novembro de 2020

Quais as fontes geradoras de fumaça?

Risco de tombamento do equipamento

O que é fumaça? A fumaça é uma emissão gasosa composta por partículas suspensas, resultantes do processo de combustão incompleta de combustível e outros elementos. Qual o problema da fumaça? A fumaça é um elemento poluidor do ar e a exposição contínua da população à ela pode gerar problemas de saúde especialmente as crianças, idosos e portadores de doenças do trato respiratório. (CETESB, 2010).Mas não só pessoas são afetadas pela poluição do ar. Esta também afeta a saúde de todos os seres vivos que respiram o ar, e pode também causar degradação das condições de conservação do patrimônio. Se você já passou por uma cidade grande, cheia de veículos circulando o dia todo, já deve ter notado que os monumentos e prédios ficam enegrecidos pela fumaça. 

Gerador de energia
Quais as fontes geradoras de fumaça? A fumaça é gerada por equipamentos e dispositivos que realizam o processo de combustão, tais como caldeiras, incineradores, e motores de combustão interna utilizado em veículos em geral, como carros, caminhões, ônibus, motocicletas, aeronaves e embarcações, que não estejam funcionando de forma inadequada. Todo motor gera fumaça? Não, somente os motores mal conservados, ou com manutenção inadequada, apresentam problemas de emissão de fumaça. Por que avaliar a fumaça preta em motores diesel? Grande parte dos veículos de transporte de carga, e passageiros, isto é, caminhões, ônibus, trens e navios são impulsionados com motores diesel. Em geral são motores grandes, que geram emissões gasosas de maior volume, e, portanto, podem lançar maiores volumes de poluentes no ar. 
Veiculo com problemas mecânicos
O óleo diesel pode, em função de sua composição química, resultar na emissão de elementos como o enxofre que combinados com a umidade do ar, podem formar gotículas de ácido sulfúrico e sulfuroso, muito perigosos para os seres vivos. Como se avalia a fumaça preta em um motor diesel? Existem dois métodos básicos. Um deles envolve um equipamento chamado opacímetro. Este equipamento é colocado na saída do tubo de escapamento do veículo a ser avaliado, e é realizado um ensaio. O opacímetro possui um sensor e um processador que avalia o sinal emitido pelo sensor. Se o motor emitir fumaça preta, o sensor enviará um sinal para o processador, e este informará a concentração das partículas presentes na fumaça. O opacímetro é um instrumento portátil constituído por um banco óptico, sonda (cabo inserido no escapamento) e maleta com cabos e é utilizado para medição da quantidade de material particulado (fumaça preta) emitido por veículos a diesel. A fumaça do escapamento de motores diesel é composta por partículas suspensas no gás de escapamento que obscurecem, refletem ou refratam a luz. O equipamento é montado no escapamento do veículo para medição de fumaça. A fumaça é captada pela sonda instalada no escapamento do veículo e levada à câmara de medição, onde existem um emissor de luz e um receptor. 
Gerador de energia a combustão
O facho de luz é interceptado pela fumaça e, assim, é medida a opacidade. A aferição é processada através de um software instalado em um laptop. O segundo método utiliza um cartão de papelão, com um furo no meio e uma graduação de cores cinza. Este cartão é chamado de anel de Ringelmann. A avaliação consiste em comparar visualmente a cor da fumaça emitida com os tons de cinza da escala, determinando qual deles ela melhor se enquadra. Quanto mais partículas estiverem presentes na fumaça, mais densa e escura ela se torna.É importante ter em mente que um motor que emite muita fumaça não apenas prejudica o meio ambiente, mas também prejudica o seu operador, pois motor que emite fumaça preta é sinônimo de combustível que não foi totalmente aproveitado, ou seja, significa que o motor gasta mais combustível que o necessário.

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