Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Conheça mais sobre extintores de incêndio! e participe dos treinamentos de combate a incêndios na empresa!


Os extintores de incêndio são equipamentos utilizados no combate a princípios de incêndio. Geralmente quando a gente lenta em uma empresa, dependendo do tipo de atividade é a primeira coisa que devemos observar se está instalado corretamente e se está funcionando! São projetados de modo que sua utilização seja a mais simples e eficaz possível. Podem ser portáteis ou sobre rodas. Devemos tomar cuidado para não te avisar o suporte do cilindro hoje transmissível como cabideiro de roupas! Há situações onde colaboradoras tem lápis de colocar o jaleco sobre o cilindro, e fico tanto a sua visualização e neutralizando o equipamento em caso de necessidade reutilização! Extintor é denominado pelo nome do agente extintor contido em seu interior, (ex.: água, pó químico seco, gás carbônico ou espuma). Os extintores mais comuns são: Extintor de água pressurizada - para combate a fogos de classe a (papel, plástico, tecido, madeira, estopas, papelão, etc.). 
Extintor de pqs (pó químico seco - para combate a fogos da classe b (óleos, graxas, tintas, etc.). Extintor de co2 (gás carbono) - para combate, preferencialmente, da classe c (motores elétricos, fios, painéis, transformadores, etc.). Os extintores encontram-se instalados de acordo com a classe do fogo que poderá ocorrer em caso de acidente que o provoque.Cada extintor tem um lacre o qual só poderá ser rompido para a utilização do extintor. Já fizemos expressões em várias empresas e constatamos em algumas delas os colaboradores tem o hábito de retirar o lacre do extintor, ou até mesmo acioná-lo sem necessidade! Quando ocorre um acidente na empresa que o extintor é a sua nave o mesmo estava descarregado ou vazio! Você pode até achar que absurdo eles ocorrem algumas empresas por isso é fazer o check-list Diário Dos extintores de incêndio para neutralizar e tipo de situação!
Cada extintor tem uma etiqueta de identificação com a data em que foi carregado, prazo de validade e número de identificação. Devemos atentar para que esta informação esteja em um ponto invisível, esta etiqueta deve ser protegida convenientemente a fim de evitar que essas informações sejam perdidas, principalmente naquelas situações onde o agente de extinção está instalado fora das dependências da empresa com a exposição ao sol e a chuva! É obrigatório manter o extintor de incêndio em perfeitas condições de conservação e utilização. Lembrando que os colaboradores devem passar por treinamento de combate a incêndio nas empresas de ter conhecimento da utilização dos extintores de incêndio quando for necessário! Nas empresas é algum que algumas pessoas não gostam de participar desse tipo de treinamento, mas o ideal é que tenhamos um consenso onde todos participam de forma ativa, pois em caso de acidente se a pessoa não passou pela ferramenta Certamente ele não terá como lidar com a situação naquele momento! Esse treinamento deve ocorrer periodicamente! 
Todos os colaboradores deverão participar dependente de cargo na empresa! Além disso, O ideal é que os colaboradores têm em mente o número 193 do corpo de bombeiros. Já tivemos ocorrências de acidentes onde os colaboradores souberam Ligar para todas as pessoas que conheciam, mas não conseguiram se lembrar do número 193 do corpo de bombeiros. Falando assim Parece até brincadeira, mas realmente na situação de extremas muitas pessoas acabam por não Recordar o número da emergência 193!Quando o extintor for usado ou danificado por qualquer motivo, o responsável pelo equipamento ou pelo local deve comunicar de imediato sua chefia e a área de segurança do trabalho, para que o mesmo seja substituído. 
Então galera chegou à empresa, verifique habitualmente se o seu sistema de combate a incêndio está funcionando corretamente. Se todos colaborar de onde estão instalados os extintores de incêndio! E em caso de acidente se todos estão preparados Tecnicamente e ecologicamente para entrar em ação no caso do combate ao incêndio! Treinar parece uma coisa chata, mas só vamos saber a importância que tem quando estivermos diante do perigo, e nos lembrar de que por várias vezes ignoramos os procedimentos de segurança para prevenção e combate ao incêndio, treinar é preciso, tantas quantas forem necessárias às vezes para evitar que vidas sejam perdidas, e neutralizar Há possibilidade e que um simples foguinho possa transformar a vida de muitas pessoas em uma tragédia! NR 23 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS.