Prevenção de acidentes de trabalho e controle de risco de doenças ocupacionais do trabalho!
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sexta-feira, 18 de setembro de 2020
Aspectos comportamentais nas frentes de serviço
Define-se a percepção como sendo a interpretação que o indivíduo faz dos estímulos recebidos do meio ambiente por meio dos sentidos de tato, audição, visão, paladar e olfato. Os estímulos também podem ser internos, tais como a sensação de fome, sede, frio, as emoções etc. A percepção pode sofrer distorções provocadas por fatores que podem alterar a realidade dos fatos. Dentre eles podemos destacar: fatores físicos deficiência nos órgãos receptores dos estímulos. Quem sofre de deficiência auditiva, por exemplo, pode interpretar mal as mensagens que ouve. Emoção reduz ou impede o raciocínio. Por exemplo: uma pessoa com raiva pode agredir alguém que nada teve a ver com a causa da raiva. Preconceitos são crenças culturalmente aprendidas que deformam e limitam a percepção. Cultura tende-se a perceber e emitir juízo de valor de acordo com as crenças do ambiente social no qual se adquiriu a cultura.
Crenças e valores percebe-se melhor o que se acredita ser verdade e o que se considera importante. Atenção percebe-se mais o que está no foco da atenção. Interesse o indivíduo focaliza o que é de seu interesse. Por exemplo, quando alguém forma para eletricista, essa pessoa tende a ver muitos outros eletricistas iguais a ti, que antes não percebia. Defesa psíquica tende-se a não perceber o que for considerado desagradável. Percepção do risco: esse tipo de percepção tem como base a experiência de cada um em relação ao trabalho a ser desenvolvido e o conhecimento do conceito de risco e perigo, aliado à prática preventiva de evitar acidentes. Assim, quando a empresa fornece os meios adequados por exemplo, capacitação do empregado e o estímulo ao trabalho de equipe, ela está adotando uma característica preventiva na busca do índice zero em acidentes.
Em outras palavras, a atualização dos conhecimentos fortalece a necessidade de o ser humano cuidar de si e dos outros com responsabilidade e o trabalho em equipe representa um estímulo à segurança da decisão que precisa ser tomada, assim como uma oportunidade de a equipe discutir suas práticas diárias, ampliando a percepção do empregado quanto aos assuntos ligados à segurança. Reações emocionais: a emoção é um estado sentimental momentâneo em que o indivíduo tem seu organismo excitado. Existem diversos tipos de emoção:medo, raiva, ciúmes, inveja, alegria, tristeza, piedade, felicidade, remorso, admiração, amor, ódio, culpa, vergonha etc. As emoções podem ser percebidas das seguintes formas: experiências emocionais – quando o indivíduo sente a emoção. Comportamento emocional – quando é levado, pelo sentimento, a fazer algo. Por exemplo, uma pessoa com sentimento de cólera leva ao ataque, um sentimento de grande tristeza provoca o choro “para desabafar” etc. Alterações fisiológicas que correspondem ou são provocadas diretamente pela própria emoção – ficar “corado” de vergonha, ficar “branco” de susto, ter batidas do coração aceleradas por causa do medo. Considera-se descontrole emocional o fato de uma pessoa ser dominada pela emoção e não conseguir raciocinar. Popularmente, diz-se que a pessoa “perdeu a cabeça” ou “perdeu o juízo”. O descontrole emocional pode levar a pessoa a uma reação emocional explosiva como, por exemplo, um acesso de ira contra um equipamento ao contra outra pessoa.
podem alterar a atenção/concentração necessária ao bom desempenho do trabalho e provocar acidentes. A seguir, apresentamos algumas situações que podem fazer surgir ou agravar os estados de tensão emocional no trabalhador. Fadiga: é a sensação de fraqueza, falta de energia e exaustão. A fadiga dificulta a realização das suas atividades diárias. Sensação de incapacidade falta de motivação, lapsos de memória, dificuldade de concentração e diminuição de libido (desejo sexual) também podem ser sintomas de fadiga. Alguns dos motivos que contribuem para a fadiga são: carga horária de trabalho excessiva.
Sedentarismo. Excesso de trabalho,
sono irregular. Deve se atentar para a carga horária do trabalhador evitando excessos que poderão comprometer a qualidade do serviço e provocar o desgaste físico e mental, acarretado assim prejuízos à empresa e ao trabalhador, pois um empregado exausto pode ser causa de acidentes de trabalho.
Estresse físico e psíquico: estresse pode ser entendido como “conjunto de reações que o organismo desenvolve ao ser submetido a uma situação que exige esforço para adaptação” . O trabalho e o tédio (monotonia) podem ser fontes de estresse. Daí a importância de o trabalhador cuidar sempre da saúde física e mental, desenvolvendo hábitos saudáveis, cuidar da alimentação, da harmonia no lar, da manutenção das relações com familiares, do ambiente de trabalho etc. Por outro lado, a organização deve promover atividades de lazer no ambiente de trabalho, pausas nas atividades, exames periódicos, programas de controle do estresse e outros,visando o bem-estar físico e psicológico do trabalhador.Equilíbrio x desequilíbrio a noção de equilíbrio e desequilíbrio nos faz relembrar quando aprendemos a andar de bicicleta. No trabalho, o equilíbrio físico e mental é necessário não só como um atributo pessoal, mas também como característica preventiva de acidentes, desde o planejamento até a execução. Os cuidados devem ser redobrados quando na organização existem atividades e condições periculosas. O autocontrole, autodomínio, moderação, prudência são exemplos de atitudes equilibradas que devem ser estimuladas individualmente e nas equipes de trabalho.
Existe um ponto em que é possível olhar para frente, movimentar a roda, virar o guidão para esquerda e fazer a curva sem cair.
Limites do corpo humano tendo um organismo físico dotado de múltiplas inteligências e de ciclos vitais que compreendem várias faixas de idade, o ser humano nasce, vive e morre, assim como os demais seres da natureza. Enquanto força de trabalho, o corpo humano executa atividades que exigem força bruta, condicionamento físico e mental, velocidade, precisão, habilidades motoras etc. E quando o trabalho é bastante repetitivo e não permite maiores flexibilidades, pode acontecer uma sobrecarga. A empresa precisa sistematizar as rotinas e adotar metodologia apropriada para
que o trabalhador produza e, ao mesmo tempo, tenha prazer e motivação no seu trabalho, desenvolvendo formas sadias de atuação, respeitando os seus limites e os limites dos outros.