Desmonte de rocha a fogo: retirada de rochas com explosivos. Desprotensão: operação de alívio da tensão em cabos ou fios de aço usados no concreto protendido. Dispositivo auxiliar de içamento: dispositivo conectado ao gancho do moitão utilizado para facilitar a movimentação da carga. Dispositivo empurrador: dispositivo instalado na serra circular, destinado à movimentação da madeira durante o corte. Dispositivo limitador de curso: dispositivo destinado a permitir uma sobreposição segura dos montantes da escada portátil extensível. Eixo expansível: eixo provido de rodízios ou esteiras nas extremidades que permitem sua expansão, com o objetivo de proporcionar estabilidade à PEMT. Equipamento de guindar: equipamento utilizado no transporte vertical de materiais (grua, guincho, guindaste e outros). Equipamento de salvatagem: equipamento utilizado para resgate e manutenção da vida do trabalhador após um acidente na água. Escada fixa vertical: escada fixada a uma estrutura e utilizada para transpor diferença de nível. Escada portátil: escada de mão transportável.
Escada portátil de uso individual: escada de mão com lance único . Escada portátil dupla: escada de abrir, cavalete ou autossustentável. Escada portátil extensível: escada que pode ser estendida em mais de um lance. Estabilidade garantida: condição caracterizada via laudo técnico, atestando que determinada estrutura, talude, vala, escoramento ou outro elemento estrutural não oferece risco de colapso. Estabilizador: barra extensível dotada de mecanismo hidráulico, mecânico ou elétrico, fixado na estrutura da PEMT para impedir sua inclinação ou tombamento. Estaiamento: utilização de cabos, hastes metálicas ou outros dispositivos para a sustentação de uma estrutura. Estudo geotécnico: estudo necessário à definição de parâmetros do solo ou rocha, tal como sondagem, ensaios de campo ou ensaios de laboratório. Ferramenta: instrumento manual utilizado pelo trabalhador para realização de tarefas. Ferramenta de fixação a pólvora ou gás: instrumento utilizado para fixação de pinos acionada a pólvora ou a gás. Ferramenta pneumática: instrumento acionado por ar comprimido. Frente de trabalho: área de trabalho móvel e temporária. Fumos: vapores provenientes da combustão incompleta de metais. Fuste: escavação feita com a finalidade de alcançar camadas de solo mais profundas para construção de fundação. Galeria: corredor coberto que permite o trânsito de pedestres com segurança. Goivagem: operação de remoção de cordões de solda ou abertura de sulcos para posterior soldagem. Grua: equipamento de guindar que possui lança de giro horizontal, suportada por uma estrutura vertical (torre), utilizado para movimentação horizontal e vertical de materiais. Grua ascensional: grua cuja torre é de altura definida, normalmente instalada e fixada no poço do elevador, amarrada à laje através de gravatas e elevada através de sistema hidráulico. Grua automontante: grua cuja montagem é feita de forma automática sem a necessidade de equipamento auxiliar.
Guia de alinhamento: dispositivo, fixo ou móvel, instalado na bancada da serra circular, destinado a orientar a direção e a largura do corte na madeira. Guincho de coluna: equipamento fixado na edificação ou estrutura independente, destinado ao içamento de pequenas cargas. Guincho de sustentação: equipamento, mecânico ou elétrico, utilizado para a movimentação do andaime suspenso. Guindaste: equipamento de guindar utilizado para a elevação e movimentação de cargas e materiais pesados. Instalações elétricas temporárias: instalações elétricas das edificações temporárias que compõem o canteiro de obras e as frentes de trabalho. Laudo estrutural: documento emitido por profissional legalmente habilitado referente às condições estruturais no que diz respeito à resistência e integridade da estrutura em questão. Este texto não substitui o publicado no DOU Laudo operacional: documento emitido por profissional legalmente habilitado referente às condições operacionais e de funcionamento dos mecanismos, comandos e dispositivos de segurança de um equipamento. Linga: conjunto de correntes, cabos ou outros materiais utilizados para o içamento de carga. Manilha: dispositivo auxiliar para o içamento de carga. Máquina autopropelida: máquina que se desloca por meio próprio de propulsão.
Moitão: dispositivo mecânico utilizado nos equipamentos de guindar para movimentação de carga. Momento máximo: indicação do máximo esforço de momento aplicado na estrutura de alguns equipamentos de guindar. Montante: peça estrutural vertical de andaime, torres e escadas. Organização: pessoa ou grupo de pessoas, com suas próprias funções, responsabilidades, autoridades e relações para alcançar seus objetivos. Inclui, mas não se limita a: empregador, tomador de serviços, empresa, empreendedor individual, produtor rural, companhia, corporação, firma, autoridade, parceria, organização de caridade ou instituição, parte ou combinação desses, seja incorporada ou não, pública ou privada. Panagem: tecido que forma a rede de proteção. Patamar: plataforma entre dois lances de uma escada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Curta e compatilhe!