1 – Respeitar a ética
Mantenha conduta ética, imparcial, sem favorecimento, omissão, discriminação ou acusação infundada.
2 – Respeitar o ser humano
Ao iniciar a inspeção, apresente-se à equipe e deixe claro o objetivo da sua presença. Todas as pessoas merecem e querem respeito no tratamento recebido. Os limites da individualidade e da liberdade devem ser considerados, não importando a raça, sexo, cor, aparências, nacionalidade, religião, idade, estado civil, ideologia política ou se veterano ou novato.
| Perigos e riscos na construção da barragem de Açucena |
3 – Respeitar o Profissional
Procure deixar a equipe inteiramente à vontade para solicitar possíveis esclarecimentos e sanar dúvidas. Evite manter-se muito distante e nem se aproxime demasiadamente dos executantes, sem necessidade. Isso pode ser interpretado como um ato de indiferença ou de constrangimento.
Se, para a preservação da segurança, houver necessidade de intervir na realização da tarefa, faça-o com cuidado, serenidade e educação. Caso perceba falta de condição psicológica para continuação da execução da tarefa, reúna a equipe para analisar a situação.
4 – Agir conforma as normas
Limite-se ao que está explicito nas normas que regem o processo de inspeção de segurança. Sugestões são sempre bem vindas, mas somente farão parte das normas, após avaliação pelas áreas competentes. Assim o que for detectado como ponto de melhoria, deve ser anotado como observação no campo comentários do guia. Na dúvida consulte as instruções relativas as tarefas antes, durante ou após as inspeções.
5 – Ser claro no preenchimento do guia de inspeção
O preenchimento detalhado correto e legível do guia, inclusive dos campos de assinaturas e datas, é fundamental para posterior tratamento, evitando dupla interpretação e dúvidas quanto ao realmente ocorrido. Faça coleta das assinaturas dos inspecionados, somente após o preenchimento dos campos necessários.
6 – Respeitar o bem alheio
Os equipamentos, ferramentas, EPI´s e EPC’s das empreiteiras, mesmo que em situação irregular, não podem ser danificados, recolhidos, ridicularizados e nem destruídos pelo agente de inspeção, pois são patrimônio delas.
7 – Dar feed-back e gerar oportunidade de aprendizado
Ao final da inspeção, dê feed-back à equipe de forma clara, direta e respeitosa, esclareça as anotações feitas e as eventuais dúvidas e promova um rápido debate sobre a tarefa, reiterando a importância da segurança e deixando sempre uma mensagem positiva para o inspecionado.
Mantenha sempre que necessário o sigilo e a discrição de assuntos tratados durante as inspeções. Incentive a leitura dos procedimentos de segurança e saúde, pois as dúvidas, os questionamentos e as sugestões de melhorias estão diretamente associados ao seu entendimento.
Não promova discussão e críticas em locais públicos, de modo a comprometer a imagem da Empresa.
