Estabelecer a estrutura a ser implantada na unidade, com suas responsabilidades e procedimentos para as ações de emergência, incluindo as fases de identificação, acionamento de equipes, plano de comunicação, recursos existentes, treinamentos, visando o adequado controle das situações de emergência, envolvendo cenários de saúde, segurança, danos patrimoniais e ao meio ambiente. Realização segura de atividades de trabalho!
| Exercer prevenção, combater princípios de incêndio e efetuar salvamento |
O plano de emergência apresenta os mecanismos e procedimentos para atender as emergências nas empresas, visando mitigar os aspectos e impactos decorrentes das situações de emergência. Para as áreas onde ocorrem atividades nos taludes, houve a integração dos planos junto a diretoria responsável pelas obras deverá ser estabelecidos pontos de encontro de integração entre os Planos de Emergência, para atendimentos de emergência médica que necessite de ambulância.
| Estar sempre atento e atender imediatamente a qualquer chamado de emergência |
Os procedimentos emergenciais estão descritos em cada cenário. Os cenários de emergência são os relevantes identificados nas Analises Preliminares de Riscos, e contemplados como Grave, Crítico e Catastrófico. Os cenários dos riscos ambientais foram identificados. Incêndio e Explosão, Derramamento de Produtos Perigosos, Atropelamento de Animais Silvestre, Desmoronamento de Talude, Descarga atmosférica, Acidente com eletricidade, Energia Potencial, Pneumática, hidráulica, Acidente pessoal ou mal súbito, Acidente em espaço confinado.
| Conhecer e avaliar os riscos de incêndio existentes |
Os recursos materiais indicados para o atendimento à emergência devem estar disponíveis e mantidos de forma a prevenir e mitigar os aspectos / impactos ambientais e danos aos ativos da Empresa. As áreas com risco de vazamento de produtos perigosos dispõem de kits de emergência. Os kits de emergências devem estar localizados em locais estratégicos e de fácil acesso. É responsabilidade das áreas o treinamento quanto ao uso dos mesmos. Para evacuação segura das pessoas que trabalham nos prédios administrativos, deve-se seguir os procedimentos mínimos descritos, e aqueles integrantes nos Planos de Fuga de cada área. Cabe aos Brigadistas:
| Participar das inspeções regulares e periódicas |
Acionar o sistema de alarme caso observe alguma emergência que necessite de evacuação do prédio; Acionar e/ou solicitar comunicação ao ramal de emergência (193) . Orientar o público a seguir a rota de fuga no abandono do prédio; Fazer uma varredura em todo o pavimento (salas, banheiros e corredores) para verificar se há presença de pessoas inadvertidas. Em caso de incêndio, garantir que os elevadores não sejam utilizados na fuga. Manter comunicação entre os demais brigadistas do prédio. Em caso de princípio de incêndio atuar no combate por uso dos equipamentos disponíveis (extintores portáteis). Realização segura de atividades de trabalho.