Brigadas de incêndio são grupos de profissionais que desenvolvem as atividades iniciais durante um sinistro, enquanto equipes especializadas não chegam ao local. Os brigadistas devem focar no risco potencial vivenciado em prédios ou condomínios verticais, conhecer o plano de emergência da edificação, participar de exercícios de simulação, entre outras funções.
| A organização deve providenciar para todos os trabalhadores informações sobre: a) utilização dos equipamentos de combate ao incêndio |
Na empresa possui em média cem brigadistas para atender as normas do corpo de bombeiros e nos ajudar quando necessário.
Por isso, ao identificar alguma anormalidade em algum item do sistema de combate a incêndio da empresa (extintores, hidrantes, faixas de sinalização), comunique imediatamente um brigadista do seu setor para tomar as providências.
| A organização deve providenciar para todos os trabalhadores informações sobre:procedimentos de resposta aos cenários de emergências |
Em caso de princípio de fogo, acione um brigadista ou utilize o acionador manual mais próximo de você para tocar o alarme de emergência, pois assim evitará que tome proporções maiores e se torne um incêndio incontrolável.
Outras funções que se atribuem aos brigadistas:
- conhecer o plano de emergência contra incêndio da planta;
| Os locais de trabalho devem dispor de saídas em número suficiente |
- avaliar os riscos existentes;
- inspecionar os equipamentos de combate a incêndio,primeiros socorros e outros existentes na planta;
- inspecionar as rotas de fuga;
- elaborar relatório das irregularidades encontradas e encaminhá-los aos setores competentes;
- orientar a população em caso de emergência;
- participar dos exercícios simulados; Você sabe é o ponto de encontro em caso de emergência?