Terraplanagem é uma técnica construtiva que visa aplainar e aterrar um terreno. Geralmente esta movimentação de solo tem o objetivo de atender a um projeto topográfico.Todas as pessoas envolvidas na atividade de terraplanagem devem utilizar coletes refletivos na cor laranja, durante toda a jornada de trabalho. Deve ser prevista a utilização de rádio comunicador portátil pelos manobristas/sinaleiros e encarregados das frentes de trabalho. Quando em atividade na área de mineração os rádios comunicadores deverão ser numerados com bina e a frequência utilizada na Mina. instalações/Local de Trabalho. As informações acerca da logística da atividade, como definição de área da praça de estacionamento de máquinas e equipamentos, entrada e saída de caminhões, localização da baia do sinaleiro, descarga de material e outros, deve estar inserida na APR-Matriz (Análise Preliminar de Riscos Matriz), como adendo, sempre que houver alteração do local de realização da tarefa.
Atividades repetitivas e rotineiras como: terraplanagem, operação de equipamentos e caminhões (exceto munck e guindaste) e com anuência da Equipe de Gestão de SST poderão estar isentas da elaboração da APR semanal. Deve ser implantado pelo Fornecedor de Serviços um sistema que evite que pessoas tenham acesso às áreas consideradas inseguras e para informar mudanças na condição do terreno que possa afetar o pessoal que trabalha no local. O Sistema deve considerar como forma de avaliação o Check list Pós Chuva, aplicação da Técnica FALAAD, não se restringindo somente a estes, sendo aplicado por meio de sinalização vertical de advertência, isolamento e bloqueio de área, comunicação via rádio e meios eletrônicos. As vias e acessos devem estar devidamente sinalizados, incluindo seus cruzamentos, trevos, declives, aclives, etc. As frentes de serviços de terraplanagem devem possuir sinalização de segurança, informando os EPI’s obrigatórios, números de emergência, homens trabalhando, desvio obrigatório, cuidado máquinas na pista etc.
O Fornecedor de Serviços será responsável por toda a sinalização de segurança e indicativa, diurna e noturna, nas atividades de terraplanagem esta sinalização deverá atender o padrão DER/MG ou DER/ES (dependendo da localização da obra) e o Plano de Sinalização deverá ser aprovado pela Equipe de Gestão de SST, antes das atividades se iniciarem, devendo este fazer parte da APR-Matriz. Para as atividades de terraplanagem noturnas devem ser utilizadas sinalizações luminosas em acessos principais e praças de trabalho, além de bastões luminosos para auxiliar nas manobras de caminhões. É proibida a improvisação de placas de sinalização (impressão e plastificação). Devem ser previstas áreas de segregação de pedestres, e estacionamento de veículos leves e Equipamentos. 5.8 As áreas de trabalho devem possuir sinalização de trânsito, como velocidade máxima, sentido obrigatório, parada obrigatória, proibida ultrapassagem etc. As áreas de terraplanagem devem possuir coletores de resíduos adequados (coleta seletiva), e local de guarda de ferramentas. As Vias de Acesso: Antes do início das atividades de terraplanagem o Fornecedor de Serviços e a Gerenciadora de Obras e a Geotécnica deverá realizar uma analise dos acessos (internos ou externos de utilização da obra e comunidade) para avaliar o comportamento das vias e outros acessos a serem utilizados. Controle de Solo.
Fornecedor de Serviços, a Gerenciadora de Obras com apoio da Geotécnica, devem desenvolver um plano de avaliação e manutenção preventiva dos acessos, compostos de bermas e taludes a jusante e montante. Pista de rolamento de mão única – Deverá ter largura mínima de 3,5m. Pista de rolamento de mão dupla – Deverá ter largura mínima de 8,0 m e possuir leira central para a divisão das pistas e para evitar colisões frontais entre os veículos. Observações: Onde as dimensões dos acessos de mão dupla não permitirem a construção da leira central, outros dispositivos deverão ser utilizados para cumprir a sua função – Exemplo: defensas metálicas. Em vias compartilhadas com a comunidade, onde não se possa atender a largura e uso de medidas físicas de separação da via, placas devem sinalizar estreitamentos de via e a obrigatoriedade de parada do veículo que estiver transitando junto ao talude a montante se existente.