Pesquisar este blog

domingo, 27 de novembro de 2022

Realização de sinalização de vias de acesso


Realização de sinalização de vias de acesso!A sinalização da obra deverá ser efetuada conforme o projeto de sinalização da fase em questão, sendo as placas a serem utilizados definidos em conjunto com o Responsável de SSO, os Técnicos de segurança e meio ambiente e o encarregado da fase. A fim de exemplificar as diversas opções de placas que se pode utilizar estão dispostos no Anexo 1 vários modelos de placas para fins diversos que serão providenciadas conforme necessidade da obra. 
As obras se apresentam na via pública como elementos estranhos presentes à trajetória dos veículos, conseqüentemente sua ação negativa sobre a circulação se processa de duas formas como elemento prejudicial à fluidez e como elemento indutor de incidentes. A sinalização de obras deve atuar principalmente sobre três aspectos: Advertir os usuários quanto à existência da obra; Suavizar a trajetória dos veículos de maneira a diminuir o impacto sobre a fluidez do tráfego; 
Delimitar o contorno da obra, de forma visível, protegendo não só os condutores de veículos e pedestres, mas também os trabalhadores da obra. Proteger os executantes da obra de veículos desgovernados, através de sinalização e barreira fixa. Esta sinalização procura advertir os usuários da via sobre a existência das obras e ainda canalizar os fluxos de forma suave. Utiliza-se basicamente de: 
Sinais de advertência, quanto à existência de obras; Sinais de advertência relativos à natureza do problema (estreitamento de pista, desvio, etc.);  Cones e/ou balizadores e barreiras para canalizar o tráfego. No local em obras, a sinalização a ser empregada deve caracterizar a obra e separá-la seguramente do movimento de veículos e pedestres. São geralmente empregadas: Barreiras, para o caso de fechamento total ou parcial de vias, tapumes; Sinalização específica para pedestres.