Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Tipos de Proteção de atividades em espaço confinado

São várias as técnicas utilizadas para adequar os equipamentos, de forma que possam e-xercer as suas funções em uma ou outra área classificada. Naturalmente que os invólucros devem levar em consideração as funções de cada dispositivo elétrico, o que ele produz, em condições normais e suas potencialidades em condições anormais de operação. Ex-d. Chamado à prova de explosão, é a técnica mais frequentemente encontrada. Sua aplicação de acordo com o art. 500 do NEC, a torna dispendiosa, são invólucros robustos, exigem acessórios e técnicas onerosas para montagem. Pode ser aplicada em zonas 1 e 2 - Ref.: NBR 5363. Ex-p. 

Consiste na pressurização ou na diluição contínua, é utilizada em pontos especiais como em grandes motores, painéis elétricos e instrumentação. Normalmente se utiliza o ar e eventualmente um gás inerte, com pressão positiva de forma a impedir a penetração de mistura explosiva. A pressão positiva deve ser supervisionada de forma a cortar o suprimento no caso de queda da pressão ou interrupção do fluxo de gás. Exigem purga prévia antes da energização.

Ref.: NBR 5420. Ex-e. Consiste em um melhoramento dos invólucros, é chamado de segurança aumentada, permite instalações econômicas, não é aplicável para qualquer equipamento, mas apenas para aqueles que não produzem faíscas, arcos ou temperaturas superiores à da classe exigida pelo ambiente. Aplicações típicas são as caixas para borners, caixas de passagem, transformadores, luminárias, motores de gaiola, solenoides e dispositivos de instrumentação. 

O Consiste em utilizar sistemas que envolvam quantidades de energia tão pequenas que sejam incapazes de produzir arcos ou faíscas que poderiam provocar a ignição da atmosfera explosiva Ref.:NBR 9518: 8447: 8446. Ex-o. Imersão em óleo, raramente encontrada, pode ser utilizada em zonas 1 e 2. Ref.: NBR-8602. Ex-q. Enchimento com areia, aplicado em capacitores e fontes, pode ser usado em zo-nas 1 e 2. Não há NBR para esse método. Ex-m. Encapsulamento em resinas, ainda não normatizado. 

Ex-h. Herméticamente selado, ainda não normatizado. Ex-n. Não incendivo ainda não normatizado. Ex-s. Especial - Não se trata de um método, mas identifica equipamentos elétricos que através de associação de medidas, garantem um nível de proteção igual aos equi-pamentos construídos segundo as normas existentes. Dependem de certificação de equivalência emitida por laboratório credenciado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta e compatilhe!