Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Equipamentos para atividades em espaço confinado

Deverão estar disponíveis os seguintes equipamentos, funcionando adequadamente e assegurando a utilização correta: Equipamento de sondagem inicial e monitorização continua da atmosfera, calibrado e testado antes do uso, adequado para trabalho em áreas potencialmente explosivas. Os equipamentos que forem utilizados no interior dos espaços confinados com risco de explosão deverão ser intrinsecamente seguros e protegidos contra interferência eletromagnética e radiofrequência, assim como os equipamentos posicionados na parte externa dos ambientes confinados que possam estar em áreas classificadas;

Equipamento de ventilação mecânica para obter as condições de entrada aceitáveis, através de insuflamento e/ou exaustão de ar. Os ventiladores que forem instalados no interior do ambiente confinado com risco de explosão deverão ser adequados para trabalho em atmosfera potencialmente explosivas, assim como os ventiladores posicionados na parte externa dos ambientes confinados que possam estar em áreas potencialmente explosivas; Equipamento de comunicação, adequado para trabalho em áreas potencialmente explosivas;Equipamentos para atendimento pré-hospitalar; Equipamento de iluminação, adequada para trabalho em áreas potencialmente explosivas. Todo e qualquer trabalho em ambiente confinado terá no mínimo, duas pessoas, sendo uma delas denominada vigia. Desenvolver e implementar procedimentos para os serviços de emergência especializado e primeiros socorros para o resgate dos empregados em ambientes confinados. Desenvolver e implementar um procedimento para preparação, emissão, uso e cancelamento de permissões de acesso.  

Desenvolver e implementar procedimentos de coordenação e de acesso que garantam a segurança de todos os trabalhadores, independentemente de haver diversos grupos de empregados no local. Interromper as operações de entrada sempre que surgir um novo risco de comprometimento da saúde e segurança dos empregados. Circunstâncias que requerem a revisão da permissão de entrada em espaços confinados, porém não limitada a estas: A. Qualquer entrada não autorizada num ambiente confinado; B. Detecção de um risco no ambiente confinado não coberto pela permissão; C. Detecção de uma condição proibida pela permissão; D. Ocorrência de um dano ou acidente durante a entrada; E. Mudança no uso ou na configuração do ambiente confinado;  F. Queixa dos trabalhadores sobre a segurança e saúde do trabalho. É uma área na qual a probabilidade da presença de uma atmosfera explosiva é tal que exige precauções para a construção, instalação e utilização de equipamentos elétricos. 
Para um primeiro enfoque sobre as instalações elétricas em áreas classificadas, é fundamental que seja conceituado o que se entende por “instalações elétricas á prova de explosão”. São chamadas de “instalações elétricas a prova de explosão” e muito frequentemente confundidas com instalações a prova de pó, a prova de gases ou vapores, e até blindadas a prova de tempo, as instalações em áreas chamadas classificadas, possuem características muito específicas e variáveis, de acordo com os ambientes, substâncias e equipamentos envolvidos. Atmosfera explosiva. Misturas de substâncias inflamáveis com o ar na forma de: gás, vapor, névoa, poeira ou fibras, na qual após a ignição, a combustão se propaga através da mistura. A potencialidade dos danos devidos à propagação descontrolada de uma ignição não desejada exige que nossa atenção se prenda á eliminação dos fatores determinantes da combustão. 

Há muito sabemos que para a combustão, necessitamos de três elementos básicos: o combustível, o comburente e a fonte de ignição, que se constituem no famoso triangulo do fogo. Se pudermos eliminar o combustível, eliminamos o problema. Se eliminarmos o comburente(o oxigênio), também teremos eliminado o problema, mas em condições ambientais não é muito simples. Se eliminarmos às fontes de ignição, também poderemos resolver o problema. Ocorre que muitas vezes não podemos eliminar nenhum dos três e então devemos nos vol-tar ao controle das fontes de ignição. São vários os métodos aplicados para eliminar ou controlar fontes de ignição, como também são diferentes os níveis de controle exigidos para as circunstâncias especificas de ca-da local. Essas variáveis exigem que antecipadamente se realize uma classificação da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta e compatilhe!