O OPERADOR é a Pessoa habilitada e treinada, com conhecimento técnico e funcional do equipamento. É o responsável direto pela segurança da operação, pessoas e demais bens interligados a ela. Empilhadeira - Conceito. Veículo motorizado, utilizado no transporte, elevação e movimentação de cargas e materiais. Deslocamento de cargas e materiais, tanto na horizontal como na vertical. Obs.: Outras utilizações, tais como, empurrar ou rebocar, só podem ser executadas com autorização e acompanhamento da supervisão. Acessórios:Faróis; Buzina; Catalisadores; Silenciadores; Alerta sonoro de marcha-ré; Retrovisores; Giroflex; Extintor de Incêndio. Manutenção Preventiva: Carburadores; Injetoras; Roda gás; Basculamento; Elevação; Cabos e seus acessórios Direção; Hidráulicos; Freios; Elétrica; Painéis. Inspeção Visual: Antes de ligar o equipamento, o operador deve checar: Nível de óleo do motor; Nível de óleo hidráulico; Nível de óleo de freio;
Verificação dos itens de segurança para operação de empilhadeira nas férias no serviço |
Nível de combustível; Nível de água radiador; Vazamentos; Danos visíveis; Pressão dos pneus; Retrovisores; Extintores; Cabos e correntes; Água da bateria. Inspeção Funcional: Antes de iniciar o turno de trabalho, o operador deve checar: Instrumentos do painel, Buzina, Faróis e lanternas, Freios, Controles hidráulicos; Direção; Controles de transmissão; Embreagem; Demais controles; Combustível. Normas de Segurança para Op. de Empilhadeiras. As normas constantes deste manual foram preparadas para orientar os operadores de empilhadeira no desenvolvimento de um trabalho correto e seguro. O seu cumprimento contribuirá para prevenção de acidentes nesta atividade, e é obrigatório para todos os operadores de guinchos. Lembre-se sempre, segurança é responsabilidade de todos !!!.
Improvisação na manutenção de empilhadeira nas frentes de serviço |
Qualificação e treinamento: Somente pessoas habilitadas (CNH), treinadas e aprovadas nos testes específicos podem ser autorizadas a dirigir empilhadeiras; Todos os operadores de empilhadeira devem ser submetidos à exames médicos específicos, e só poderão operar tais equipamentos se considerados aptos pelo médico.Identificação do Operador: Todos os operadores de equipamentos móveis de transporte (guinchos, empilhadeiras, pontes-rolantes) serão identificados por um crachá específico, que deverá constar nome, foto, tipo de equipamento autorizado a operar, prazo de validade, data e assinatura do emitente; O operador deverá ostentar o seu crachá em local visível para facilitar sua identificação. Check - List: Antes do início da jornada de trabalho, o operador deverá realizar uma inspeção visual no equipamento, devendo ser observados os itens a seguir descriminados.
Paralisação de empilhadeira nas frentes de serviço por falta de manutenção preventiva |
Toda e qualquer anomalia observada, nesta inspeção ou durante a operação, deverá ser comunicada de imediato à chefia. Comunique também a existência de outras situações de riscos, mesmo que fora de sua área de atuação: Check - Inspeção Visual : Antes de ligar o equipamento, o operador deve checar: Nível de óleo do motor; Nível de óleo hidráulico; Nível de óleo de freio; Nível de combustível; Nível de água radiador; Vazamentos; Danos visíveis; Pressão dos pneus; Retrovisores; Extintores; Cabos e correntes. Água da bateria; Antes de iniciar o turno de trabalho, o operador deve checar: Instrumentos do painel; Buzina; Faróis e lanternas; Freios; Controles hidráulicos; Direção; Controles de transmissão Embreagem; Demais controles; Combustível; Abastecimento do Veículo: Não é permitido fumar, acender fósforo ou usar qualquer tipo de chama durante o abastecimento; Conserve o motor desligado. O bico da mangueira deve ficar em contato direto com a boca do tanque; Abastecimento do Veículo. No abastecimento de veículos à gás: Feche a válvula do tanque e deixe o motor funcionar até parar completamente; Desligue a chave de ignição; Remova, com cuidado, a conexão de acoplamento;
Retire o cilindro vazio e guarde-o em local apropriado; Coloque o cilindro cheio; Faça a conexão corretamente; Abra a válvula e, com espuma de sabão, certifique-se de que não há vazamentos; No fim de cada turno, feche a válvula e espere o motor parar e, em seguida, desligue a chave de ignição. Verifique a tampa do tanque, esta deverá estar em boas condições; Lave quaisquer respingos de combustível antes de pôr o motor em funcionamento. Ao iniciar o turno de trabalho faça um checagem no veículo. Adote a utilização de um “check-list”; Qualquer defeito mecânico ou elétrico observado deve ser comunicado imediatamente à supervisão; Os consertos dos veículos são de responsabilidades da Manutenção. Portanto, não faça reparos no seu equipamento, salvo se devidamente autorizado; Sempre que tiver que deixar o veículo, abaixe as cargas (se houver), desça as garras até o solo, desligue o contato e puxe o freio. Engate a 1a. marcha e/ou calce as rodas se necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Curta e compatilhe!