Galhos que devem ser podados em Rede Compacta (protegida): aqueles que estejam tocando e os que estiverem crescendo em direção à rede a uma distância mínima de segurança de 1,50 m. Galhos que devem ser podados em Rede Isolada: aqueles que estejam forçando fisicamente os condutores e os componentes da rede. A distância mínima para redes convencionais, é de 1,5 metros, conforme acertado com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura. A definição dos principais galhos de cada árvore a ser podada deve ser feita após a análise e inspeção visual no solo, em todos os ângulos possíveis; O executante, já posicionado para a execução, deve obedecer criteriosamente todas as técnicas de poda preservando sempre as estruturas de proteção do galho localizadas na sua inserção. Estas estruturas são a crista da casca (localizada na parte superior da inserção) e o colar (localizado na parte inferior da inserção), que têm papel importante nos processos de compartimentalização e cicatrização da lesão causada pela poda.
O galho a ser removido deve ser cortado junto a outro galho que tenha no mínimo um terço do diâmetro do anterior. O colar normalmente é visível em galhos que estão sendo rejeitados pela árvore e em nenhuma situação o corte pode ser feito rente ao tronco. Galhos sobre a rede primária: a) Os galhos altos que estão sobre a rede podem causar danos ao sistema ou a terceiros se podados sem o uso de cordas. Neste caso a rede deverá estar obrigatoriamente desenergizada (desligada, testada, aterrada e sinalizada), conforme procedimento específico. Dependendo da análise de risco e planejamento inicial da tarefa (possibilidade de queda de galhos com rompimento de condutores), torna-se necessária também á descida dos condutores ao solo. c) Antes de cortar um galho alto o mesmo deverá ser suportado por duas cordas, uma próxima ao corte e a outra próxima às pontas. As cordas são passadas por sobre os ramos ou forquilhas mais altos e amarrados no tronco às arvores. Uma terceira corda trabalha como guia, não permitindo a aproximação do ramo podado aos condutores ou construção de terceiros. Recursos necessários para a execução da tarefa.
A tarefa de poda de árvores poderá ser realizada através da utilização de quatro meios a seguir: a) ESCADAS MANUAIS; b) CESTAS AÉREAS OU CESTOS ACOPLADOS; c) ESCADAS VEICULARES; d) DO SOLO.A escolha do meio adequado a ser trabalhado dependerá das condições do local da tarefa e do planejamento inicial dos serviços. Utilização de escadas manuais. Durante o planejamento dos serviços, o podador deverá posicionar o topo da escada o mais próximo possível do ponto de maior concentração de podas. O encarregado ou técnico ambiental deverá realizar inspeção visual do tronco principal da árvore que sustentará a escada juntamente com o podador. Se após a inspeção for verificado que o tronco principal da árvore não apresente condições físicas e mecânicas para sustentar o conjunto escada, podador, ficando proibida neste caso, a utilização deste método para a execução da poda. Amarração da escada manual no tronco da árvore Utilizando a corda fixa da escada: Posicionar a escada no tronco principal da árvore com a corda já preparada para a amarração (a mesma amarração utilizada em poste com obstáculo); Procedimento de corte para galhos sobre a rede.
Após realizada uma avaliação prévia dos galhos a serem podados, caso o podador verificar a não necessidade de sair da escada para executar a tarefa: instalar o estropo com a carretilha dupla ação para içamento das ferramentas necessárias e executar a poda seguindo todos os critérios/procedimentos de podas pré-estabelecidos neste documento. Providências, caso haja necessidade do podador sair da escada para a execução da tarefa: Para a execução de uma determinada tarefa fora da escada, é obrigatória a fixação da linha de vida em no mínimo um ponto de ancoragem, sem desfazer a primeira da escada. Avaliar criteriosamente e selecionar um tronco ou galho (deverá estar a uma distância aproximada de 0,60m do topo da escada), que servirá como fixação do 1º ponto de ancoragem fora da escada para realização da tarefa; Retirar o talabarte que está em volta do tronco em que está amarrada a escada; Laçar o tronco ou galho com o estropo de nylon juntamente com o mosquetão de aço. Avaliar criteriosamente e selecionar um tronco ou galho (deverá ser diferente ao que está ancorado o estropo com a linha de vida) que servirá como fixação do talabarte para a realização da tarefa; Passar o talabarte em volta do galho ou tronco selecionado, a fim de achar uma posição favorável para a realização da tarefa;
Executar a poda seguindo todos os critérios e procedimentos de podas pré-estabelecidos neste documento; Retirar o talabarte que está em volta do galho ou tronco, próximo ao ponto de ancoragem anterior; Após selecionado o próximo ponto de ancoragem, laçar o tronco ou galho com o segundo estropo de nylon juntamente com um mosquetão de aço.
Vídeo novo de segunda e sexta!
🔔 Ativa o sininho para receber notificações aqui do canal
📷 Instagram: https://www.instagram.com/falcaopaladino/
👍🏼 Facebook: https://www.facebook.com/falcao.paladino
📱 Twitter: https://twitter.com/jreis16
blog:https://shortest.link/ff5
linkedin: https://www.linkedin.com/in/josu%C3%A9-reis-0119741a2/
https://www.reddit.com/user/PALADINO2020
https://br.pinterest.com/sstnormatiza
📩 Contato Comercial/Parcerias: sstnormatiza@gmail.com
FALCÃO PALADINO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Curta e compatilhe!