Pesquisar este blog

domingo, 29 de novembro de 2020

Colaborador evitou acidentes porque tinha conhecimento dos procedimentos de segurança nas atividades de solda elétrica

A máquina de solda deve ser colocada em um local seco e devidamente aterrada.  Antes de efetuar trabalhos de soldagem, isole as áreas com anteparos, biombos, etc. Não use calçados roupas e luvas molhadas. Não troque eletrodos estando encostado ao cabo terra. 

Não se deve soldar ou cortar peças sujas ou contaminadas por alguma substância desconhecida, pois da decomposição destes, podem produzir vapores ou gases inflamáveis ou tóxicos.  Manter a cabeça fora da área de ocorrência dos fumos ou vapores gerados por um arco elétrico de forma a não respira-los, um melhor posicionamento pode reduzir a exposição aos fumos.  
Metais como aço galvanizado, aço inoxidável, cobre, zinco, chumbo, berilo ou cádmio nunca devem ser soldados ou cortados sem que disponha de ventilação forçada eficiente, ou ao ar livre, pois nunca se deve inalar vapores produzidos por essas substâncias. 
Verifique sempre onde posicionar o porta eletrodo, evitando choque ou curto-circuito.  Somente solde tambores ou outros recipientes que tenham contido inflamáveis após rigorosa limpeza e desgaseificação.  Solicite ao eletricista que faça a ligação da máquina de solda.  

Proteja os olhos com os EPI’s adequados, oriente às pessoas que estejam próximo a não olharem para o arco voltaico, e aqueles que necessitarem permanecerem próximo à solda deverão utilizar óculos com lente escura.  Certifique-se da existência do extintor de incêndio e se o mesmo estiver muito distante, providencie o seu deslocamento para próximo do local onde se executa a solda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta e compatilhe!