Construção de subestações com segurança, qualidade e produtividade. Preparação, materiais e equipamentos necessários: bobina de cabo, cavalete, tesoura de corte, arco de serra, projetos, caminhão guindalto, fita isolante, encarregado, motorista operador de guindalto, ajudantes, oficiais. EPI´S necessários: capacete, botina, luvas, óculos de segurança, protetor auricular, placa de sinalização, cones de sinalização, cercadilho, fita zebrada.
Construção da subestação de Germano - SAMARCO |
Cuidados necessários: seguir rigorosamente os projetos, usar os EPI´S e EPC´S, isolar e sinalizar a área de trabalho. Atividades críticas: operador chega ao local de trabalho, analisa o terreno e meio ambiente de trabalho, juntamente com a APR. Operador estaciona o caminhão munck, patola o mesmo, isola e sinaliza o local, inicia a cava usando perfuratriz hidráulica, e/ou se não for possível a utilização do caminhão, faz-se a cava manual com auxílio de cavadeiras e cortadeiras realizadas pelos ajudantes. Chegando a profundidade necessária (conforme tamanho do poste), faz-se a implantação do mesmo através do Munck.
![]() |
Inspeção de segurança na amarração de carga conplexas |
Os ajudantes auxiliam a colocação do estrope em volta do poste e no gancho da lança, encontra-se o ponto médio e começa a implantação do poste com auxílio de cordas guias. Implanta-se o poste na cava com auxílio de cordas guias e faz-se o nivelamento do mesmo e a compactação da terra ao seu redor até o mesmo estar totalmente fixo e estável no local. Retirado do estrope do poste e do gancho da lança pelos ajudantes, recolhimento da lança ao berço de apóio, limpeza do local, retirada do isolamento e sinalização. O encarregado da obra irá realizar a APR e DDS juntamente com os colaboradores atentando a todos para os riscos existentes na atividade e sempre atento para interferências na escavação.
Por que devemos realizar a prevenção de riscos em intervenções com instalações elétricas. O operador de guindalto irá transportar a o cavalete e a bobina para o local determinado pelo encarregado para inicio da atividade. Com o auxilio dos ajudantes e oficiais é iniciado o lançamento do cabo pelas valetas da malha. Desvios: proximidade a eletro dutos, gasodutos, e outros; terreno com pedras, proximidades com eletrodutos ou tubulações diversas. Poste está desequilibrado. Terreno instável e/ou alagadiço. Quebra do guindauto: interferência da rota.
Quais as recomendações de segurança para eletricistas residenciais? Ações necessárias: manutenção do guindalto e substituição do mesmo. Paralisação da atividade e estudo de nova rota conforme determinar o supervisor e/ou gestor da obra. Preparação e materiais necessários: motorista operador; encarregado; ajudante(s); estrope ou fita adequada; caminhão munck; inchada, cavadeiras, perfuratriz hidráulica, cortadeiras, carrinho de mão entre outros; cones de sinalização e fitas de isolamento, cordas; EPI´s e EPC´s necessários.