Edificações vizinhas e redes de utilidades públicas. É indispensável o levantamento topográfico do terreno, o levantamento das edificações vizinhas (tipo de fundações, cotas de assentamento das fundações, distância à borda da escavação) e das redes de utilidades públicas, não só para a determinação das sobrecargas como, também, no estudo das condições de deslocabilidade e deformabilidade que podem ser provocadas pela execução da escavação.
Os levantamentos devem abranger uma faixa, em relação às bordas, de pelo menos duas vezes a maior profundidade a ser atingida na escavação. Escavação é a movimentação de terras, com remoção das mesmas.
A escavação na construção civil pode ser executada em três categorias: São os solos moles que podem ser escavados como uso e ferramentas manuais. São os solos duros que precisam de ferramentas especiais para serem escavados. São os solos rochosos onde é necessário a utilização de explosivos para serem desmontados e maquinas pesadas para sua retirada ded entro do buraco.
O controle das edificações vizinhas e da escavação deve obedecer a um plano de acompanhamento, através de inspeção e de instrumentação adequada ao porte da obra e das edificações vizinhas. a) inspeção: - tem por finalidade observar qualquer evento cuja análise permite medidas preventivas ou considerações especiais para a segurança da obra; b) instrumentação: - visa a medida direta de grandezas físicas necessárias à interpretação e previsão do desempenho das obras, com referência aos critérios de segurança e econômicos adotados na fase de projeto.