Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de abril de 2021

Riscos nas intervenções para reparos no SEP, principalmente no transporte de escadas manuais

Transporte de escadas manuais nas frentes de serviço!  
Vamos falar um pouco sobre intervenções em instalações elétricas! Como já foi visto, até uma tensão de 37,5 volts poderá causar um acidente fatal em determinadas condições. Como a maioria das instalações elétricas são de uma voltagem de 110 v ou mais, sempre existirão perigos potenciais de acidentes elétricos. Os principais tipos de riscos elétricos são: fios e partes metálicas sobtensão, caso o colaborador não estiver utilizando os EPIs específicos pra atividade fatalmente tomará choque. Desprotegidos, que poderão ser tocados acidentalmente ou sem conhecimento de que estejam energizados, portanto a sinalização de segurança é muito importante assim como, o bloqueio para evitar a energização acidental. 

Risco de queda de altura de escadas, para instalação de cabos elétricos
Máquinas, equipamentos e ferramentas que estejam com suas carcaças energizadas, devido à falha do isolamento interno da sua fiação, poderão causar choques elétricos quando não aterradas eletricamente, quando a mão do operador estiver úmida ou ele estiver sobre o piso úmido sem calçados apropriados em determinadas situações pode ser fatal. Estes tipos de contato poderão causar o surgimento de uma diferença de potencial entre uma pessoa e a terra e com isso a passagem de corrente elétrica através do seu corpo, essa passagem às vezes pode não provocar a morte, nem ferimentos aparente, mas pode deixar sequelas que apareceram no futuro. Além desses acidentes, o choque elétrico poderá desencadear outros efeitos mais graves como, por exemplo, os casos em que a vítima, após o contato com partes energizadas da instalação em lugares altos, em passarelas, escadas extensivas ou andaime, pode sofrer uma queda com possíveis fraturas, se não estiver devidamente segura no local onde esta sendo executada a atividade de trabalho. 
Equipe de do saudoso DEZORITO MIGUEL BASILIO
Atividade no alimentador da MSOL Mineração, equipe de campo: Supervisor, encarregado, motorista e eletricista
Existe o risco de se provocar incêndio devido a um condutor subdimensionado ou por haver nele uma sobrecarga, ou seja, a corrente que passa no condutor é mais que a corrente que ele pode suportar, a ponto de o seu isolamento entrar em deterioração, com consequente curto-circuito, dependendo da situação o colaborador poderá sofrer queimaduras graves ou até fatais. Ligações de fios com contatos mal feitos criarão uma maior resistência elétrica que poderá aquecer o local da ligação. Desligar chave tipo faca, com aparelhos ligados, poderá fazer com que haja a formação do arco voltaico (formação de faísca), o que poderá ser perigoso, principalmente em ambiente onde se armazenam inflamáveis, para realização dessa atividade é indispensável à utilização loadbuster. Cuidados nas instalações elétricas! Algumas providências são essenciais. Deve-se, assim: tomar alguns cuidados com as instalações elétricas como, por exemplo, não deixar fios, partes metálicas ou objetos expostos que possam ser tocados por pessoas, assim terá o risco sobre controle! .
Teste de ausência de tensão
Utilização de esporas para atividades em postes de madeira
Em casos de emergência, colocar placas de advertência de forma bem visível com o nome do responsável. Não deixar chaves tipo faca e nem quadro de comando de força expostos, com suas partes energizadas oferecendo riscos de contato acidental. Proteger os equipamentos elétricos de alta tensão através de guardas fixas, como cercas, ou instalá-los em locais que não oferecem perigo. Usar fiação correta para as ligações, na de gambiarras! Certifique que o dimensionando da bitola esta de acordo com a carga (corrente) que irá conduzir, usando para isso, de preferência, pode - se usar como referencia as tabelas da nb-3 da ABNTProteger as instalações elétricas, usando fusíveis e disjuntores para que, em caso de sobrecarga, o circuito seja desligado, queimando o fusível ou desligando o disjuntor, provocando o corte do fornecimento de energia e com isso não danificando a instalação elétrica e o equipamento, esta atividade do poderá ser realizada por profissional treinado e capacitado. 
HT; HTT; HTE
Montagem de estruturas de HT, nas áreas de mineração, lançamento de cabos elétricos
Ao ligar um aparelho e uma tomada elétrica ou ao fazer uma ligação de um aparelho a uma rede elétrica, verificar se a tensão da linha de fornecimento corresponde à do aparelho e se, ligando-se o aparelho, não se irá sobrecarregar a linha, provocando a queima do fusível, queda de disjuntores ou danos na fiação elétrica. Não ligar simultaneamente mais de um aparelho à mesma tomada de corrente. Usar ferramentas manuais com isolamento elétrico. Certificar se o circuito elétrico esta energizada ou não, através do detector de tensão. Identificar o nível de tensão das instalações elétricas, e colocar placas de advertência. Para finalizar os colaboradores devem ter conhecimento dos riscos e colocar em pratica tudo que foi ensinado nos treinamentos realizados pela empresa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta e compatilhe!