Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de abril de 2021

A direção defensiva nos ambientes de trabalho


A direção defensiva, para que seja eficiente e resguarde a segurança de todos aqueles que trafegam pelas vias públicas, necessita ser realizada com base em alguns princípios. A direção defensiva tem por trás a ideia de antecipação de riscos, o não abuso da confiança e da máquina e, mais do que isso, uma postura de preocupação com a segurança de todos aqueles que utilizam as vias públicas, seja em vias urbanas ou em rodovias. Acidentes de transito ou acidente de trabalho, a direção defensiva nada mais é do que o agir de maneira calculada e responsável na direção de um veículo, não estão incluídas apenas medidas voltadas para o cumprimento das normas de trânsito. É algo bem mais amplo e importante. Trata-se, na verdade, de todas as ações que nos, enquanto motorista, podemos e devemos adotar para tornar a viagem mais segura a todas as pessoas que cruzam o nosso caminho. 
Vamos listar alguns exemplos de medidas que devem ser evitadas ao volante para garantir uma verdadeira direção defensiva: dirigir com sono; abusar da velocidade; negligenciar os cuidados com o veículo; utilizar remédios e substâncias estimulantes para inibir o sono; realizar ultrapassagens perigosas; usar o celular enquanto dirige; desrespeitar o período de descanso na jornada de trabalho. Evitando essas condutas, o motorista consegue reduzir significativamente a probabilidade de que problemas mais sérios ocorram ou, pelo menos, fazer com que seus efeitos sejam minimizados, preservando a sua segurança e a de terceiros. A direção defensiva tem como foco a prevenção de acidentes e outras ocorrências prejudiciais no trânsito. Por outro lado, a direção corretiva está voltada para o reforço da segurança após a ocorrência do fato. Ou seja, é quando o motorista realiza ações de reparo em situações não previstas por ele. Esse tipo de direção é fundamental, já que situações inevitáveis e imprevisíveis podem ocorrer, colocando em risco a vida das pessoas. Nessas horas, o condutor precisa estar preparado para agir, adotando as medidas necessárias para evitar que o problema se agrave. Nesse sentido, podemos citar como exemplos de ações de direção defensiva: manter a calma; prestar auxílio a eventuais vítimas; sinalizar o local; contatar as autoridades e serviços de assistência médica; pedir suporte à administradora da via, caso exista; orientar outros motoristas, etc. Quais os princípios básicos da direção defensiva? 
Qual a importância do minuto de segurança do trabalho
Observá-los é fundamental, já que assim você tem a garantia de fazer a coisa certa. Conheça agora que princípios são esses. Conhecimento Aqui nos referiu ao conhecimento técnico que você deve ter sobre alguns temas para que consiga dirigir com responsabilidade e dentro dos padrões estabelecidos pelas normas. Esse conhecimento inclui, por exemplo: domínio da legislação de trânsito e daquela que regula o transporte de cargas perigosas; conhecimento sobre o veículo que conduz, bem como de seus equipamentos e ferramentas utilizadas para manter a regularidade e segurança do transporte; conhecimento sobre as vias, localidades e sobre as condições adversas que pode encontrar durante uma viagem, a exemplo de chuva forte, neblina e baixa. Luminosidade. Atenção: A direção defensiva depende muito do nível de atenção do motorista. 
Cuidando das nossas aguas, preservando o meio ambiente
Assim, é preciso que ele esteja focado e consciente de tudo aquilo que está fazendo, podendo agir com precisão e agilidade caso algum imprevisto ocorra. O condutor deve adotar uma postura de atenção difusa, ou seja, precisa estar atento a tudo que acontece a sua volta, até para que não seja pego de surpresa. Daí a importância de se estar sempre alerta aos retrovisores, à pista, bem como aos outros veículos próximos, sempre antecipando situações de risco. Vale lembrar que conversar com passageiros, som alto e o sono é elementos que prejudicam a atenção. Logo, é preciso redobrar o cuidado. A segurança do trabalho tem a missão de checar todos esses itens que estão descritos nestas recomendações de saúde segurança. Em alguns casos o nosso trabalho acaba passando despercebido nas empresas. Mas é através da nossa atividade que vamos acompanhar diretamente as ações e reações dos colaboradores quanto o cumprimento das recomendações de saúde e segurança do trabalho. 
Trabalho em equipe, poder público e comunidade !
Como já falamos várias vezes, se os procedimentos de segurança foram seguidos rigorosamente, os números de acidentes envolvendo veículos trânsitos pessoas estariam reduzidos. Por que todo colaborador que está associada à condição de direção de veículos, passa por um treinamento de direção defensiva na empresa, antes de iniciar as suas atividades e durante. É cercado de várias palestras sobre o uso correto do equipamento e as medidas de segurança a serem adotadas para evitar a ocorrência do acidente de trabalho envolvendo veículo em trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta e compatilhe!