Equipamentos estacionários: máquinas sem auto mobilidade, acionadas por motores a gasolina, óleo diesel, gás propano, gás natural, eletricidade, ar comprimido ou manual, utilizados para movimentar ou dar ação a outro componente. Equipamentos estacionários tratados: gerador de energia; betoneira; serra circular. Compressores; policorte; máquina de sondagem; furadeira de base fixa; rosqueadeiras. Vibrador de concreto, gerador de energia; betoneira; serra circular; compressores; policorte; máquina de sondagem; furadeira de base fixa; rosqueadeiras e vibrador de concreto. Plano de manutenção: a contratada deverá manter obrigatoriamente. Os equipamentos estacionários são máquinas sem auto mobilidade, acionadas por motores a gasolina, óleo diesel, gás propano, gás natural, eletricidade, ar comprimido ou manual, utilizados para movimentar ou dar ação a outro componente. Além de atender às especificações, que disciplinam os canteiros e frentes de serviços e as ações de segurança e saúde – s&s e ambiental, a contratada deverá manter obrigatoriamente: Plano de vistoria diária nos equipamentos estacionários:
todos os equipamentos estacionários próprios ou terceirizados deverão ser vistoriados diariamente pelos operadores ou responsáveis antes de iniciarem os trabalhos. Deverão usar e registrar no check list inspeção diária. É proibida a operação de equipamentos que possuam qualquer anomalia registrada. Este poderá retornar as suas atividades habituais somente quando for sanada a anomalia. Plano de manutenção preventivo-corretiva: a contratada deverá efetuar inspeções mecânicas, elétricas, hidráulicas quando da mobilização dos equipamentos estacionários e periódicas de acordo com as horas trabalhadas definidas no manual de manutenção do fabricante ou mensais, caso ocorra antes, para todos os equipamentos estacionários próprios ou terceirizados. Caso o vencimento da inspeção aconteça em dia que não haja expediente, a inspeção deverá ocorrer no dia útil subsequente. Os equipamentos com as inspeções vencidas serão paralisados imediatamente. Para os equipamentos estacionários a diesel, fazer o monitoramento de fumaça negra mensalmente.
Monitorar emissões provenientes do escapamento de equipamentos com motor a diesel e registrar no controle de emissões provenientes de escapamento de equipamentos com motor a diesel. As inspeções em caráter de horas deverão ser efetuadas em local apropriado, por profissional próprio ou terceirizado, devidamente qualificado para tal, ou em oficinas terceirizadas idôneas e de reputação reconhecida. As inspeções deverão ser registradas no check list de inspeção mensal. Os equipamentos estacionários inspecionados deverão portar selo ou qualquer outra forma de identificação de controle, constando o registro desta inspeção com data da realização e vencimento. Não será permitido o uso de equipamentos estacionários com as inspeções vencidas.
A inspeção e fixação do selo terá uma tolerância máxima de dois (dois) dias úteis. É proibida a operação de equipamentos que possuam qualquer anomalia registrada e ou com inspeções vencidas, ressalvada tolerância citada acima. Estes deverão ser paralisados e retornar somente quando for sanada a anomalia. Condições básicas de segurança/ambiental: para os equipamentos estacionários movidos por combustível líquido e ou possuam lubrificantes e sujeitos a vazamento devem estar protegidos por bacia de contenção, possuir proteções coletivas e de combate a incêndio. Fica proibida a utilização de areia, serragem e/ou outro material similar para a absorção de líquido. Será recomendada a utilização de manta e ou outro material equivalente. As partes rotativas e quentes dos equipamentos estacionários devem estar protegidas evitando o contato acidental para os equipamentos estacionários que requeiram um operador, o mesmo deve estar habilitado, treinado, autorizado e portando o crachá de identificação. Todo equipamento estacionário que possuir vazamento de combustível e lubrificante ou qualquer outra deficiência que comprometa o meio ambiente ou a segurança deverá ser recolhido imediatamente para reparos. Não é admissível o uso deste nessas condições. Utilizar bacia de contenção para evitar a contaminação do solo. Caso haja necessidade de absorção do produto, utilizar preferencialmente manta absorvente. O uso de serragem, areia ou outro material, só poderá ocorrer em situações emergenciais e com aprovação da fiscalização gerenciadora.
Recolher o resíduo contaminado e depositá-lo em tambores conforme procedimento. É proibido o uso de equipamentos estacionários que possuam qualquer anomalia registrada no check list. Estes poderão retornar somente quando sanada a anomalia; em caso de defeitos mecânicos, elétricos, arrefecimentos ou hidráulico com o equipamento, o responsável pela operação deverá paralisar a operação sinalizar o local e fazer contato com a sua supervisão para providenciar o deslocamento do equipamento para conserto. Fica proibido aos operadores e ajudantes efetuar qualquer manutenção corretiva no equipamento. Todo equipamento estacionário deverá possuir chave de emergência tipo botoeira. O local onde está instalado o equipamento estacionário semi fixo, deverá possuir em local visível uma placa com os nomes dos empregados responsáveis pela operação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Curta e compatilhe!