Um dos grandes fatores de desconforto e queda na produtividade do elemento humano está relacionado com o mobiliário do posto de trabalho, principalmente a cadeira, a mesa e seus acessórios. Cadeira: Uma boa cadeira é aquela que fornece ao usuário uma série de variáveis relacionadas com conforto, como: a) Altura do assento regulável, ou melhor, ajustável à estatura do usuário. O mecanismo de regulagem deve permitir um ajuste fácil. A cadeira com mecanismo de regulagem a gás é a que oferece melhores condições de ajustes, embora a com regulagem mecânica atenda às necessidades do usuário. É importante observar se a altura máxima e mínima de regulagem atende aos usuários. Em muitos locais as pessoas não são orientandas quanto a essas condições!
Assento com pouca ou nenhuma conformação na base, estofados e com espaço suficiente para acomodação das nádegas. O assento, sendo estofado, irá reduzir a pressão na região posterior das coxas, facilitando a circulação sanguínea e reduzindo a pressão nos discos intervertebrais. A borda anterior do assento deve ser arredondada para evitar a compressão da parte posterior das coxas. Toda e qualquer cadeira deve ter apoio para as costas, com um formato que acompanhe as curvaturas da coluna sem, entretanto, retificá-la. O apoio servirá para repousar a musculatura paravertebral e reduzir a pressão no disco intervertebral. É recomendável que o apoio seja regulável na altura, pois poderá acomodar tanto as pessoas altas como as baixas.
O ângulo entre o assento e o apoio para as costas deve ser regulável para permitir um ajuste adequado entre coxas e tronco. Deve permitir uma angulação por volta de 100 graus. Para acomodar as nádegas deve haver um espaço entre o assento e o encosto. O revestimento do encosto e assento deve ser de tecido que permita a transpiração. A cadeira deve ser giratória, com 5 apoios, e, quando o usuário exigir mobilidade, deve ter rodízios adequados. Isso também se aplica aquelas situações onde o colaborador trabalha sentado o dia todo como os motoristas de caminhão. Geralmente muitos daqueles que trabalham naqueles caminhões antigo onde o banco é fixo e não tem regulagem. Não esquecendo que alguns os bancos também funcionam como camas para dormir! Imagine como fica a coluna desse trabalhador! Mesa: Uma mesa adequada deve ter: a) Bordas arredondadas para evitar compressões mecânicas no antebraço do trabalhador; b) Gavetas que não exijam esforços para abri-las, isto é, sejam leves; c) Espaço para as pernas do trabalhador e seu interlocutor; Puxadores que permitam, ao se abrir as gavetas, serem pegos em forma de prensa; e) Para o trabalho sentado, altura do tampo a 75 cm do chão, caso a mesa não possua regulagem de altura; f) Construção em material que não produza reflexos. Apoio para os pés:
Como nos escritórios predominam mesas com altura padronizada (75 cm), é recomendável um apoio para os pés para as pessoas mais baixas. É importante que antes da compra de um suporte, o usuário teste-o por alguns dias. O suporte deve acomodar os dois pés. Suporte para documentos: Nas atividades que envolvam leitura de documentos para digitação, datilografia ou mecanografia, deve ser fornecido um suporte para documentos, adequado para proporcionar uma boa postura, visualização e operação, com isto evitando movimentação frequente do pescoço e fadiga visual. Segundo a NR - 17, os equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo devem observar os seguintes requisitos: a) Oferecer condições de mobilidade suficientes para permitir o ajuste da tela do equipamento à iluminação do ambiente, protegendo-a de reflexos e proporcionando corretos ângulos de visibilidade ao trabalhador;
O teclado deve ter mobilidade e permitir ao trabalhador ajustá-lo de acordo com as tarefas a serem executadas; c) A tela, o teclado e o suporte para documentos devem ser colocados de maneira que as distâncias olho-tela, olho-teclado e olho-documento sejam aproximadamente iguais, evitando, assim, a fadiga visual. Lembramos que as melhorias ergonômicas visam conforto e bem-estar do trabalhador. Portanto, aspectos como cadeiras, mesas, computadores e seus acessórios, planejamento adequado das atividades, localização, quantidade e qualidade da iluminação, níveis de ruído e temperatura dentro de parâmetros aceitáveis, etc. são fundamentais para se obter satisfação, bem-estar, qualidade de vida e aumento de produtividade no ambiente de escritórios. Apoio para os pés: Como nos escritórios predominam mesas com altura padronizada (75 cm), é recomendável um apoio para os pés para as pessoas mais baixas. É importante que antes da compra de um suporte, o usuário teste-o por alguns dias. O suporte deve acomodar os dois pés.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Curta e compatilhe!