Fique ligado na capacidade de carga dos equipamentos
Primeiramente devemos realizar a análise de risco da tarefa! No serviço de desforma deve-se retirar todos os pregos das madeiras no ato da execução. No serviço de forma os pregos, arames e materiais perfurantes devem ser rebatidos para que não fiquem salientes e causem acidentes. Verifique os materiais (madeira) antes de manuseá-los e, utilize luva de raspa ou vaqueta ao manuseá-los para evitar o risco de corte ou perfurações. Utilize cunhas de madeira entre uma forma e outra visando auxiliar a montagem e a desmontagem, cuidado para evitar o risco de pensamento de mão e dedos. Dobrar pontas de arames antes da amarração. As atividades de confecção de forma ou de desforma só podem ser realizadas com a presença de no mínimo um oficial do setor de carpintaria. Isole a área de projeção de material. Utilize óculos de segurança ao retirar pregos das formas e critique-se que a área de trabalho esta segura.
Em se tratando de formas metálicas, avaliar local de trabalho em relação ao trajeto para realizar o transporte da forma. Tomar os devidos cuidados com o manuseio das formas ou ferramentas nas proximidades dos montantes dos andaimes metálicos para controlar o risco de queda de materiais. Aplicação de desmoldante nas formas: usar respirador facial com filtro químico para vapores orgânicos a fim de evitar as contaminações, avental de PVC e luva de PVC para evitar o contato do produto com a pele. Ser treinado manuseio de produtos químicos para que se tenha conhecimento dos riscos químicos a que se está submetido. O transporte manual de forma metálica deve ser realizado no mínimo por dois funcionários, para evitar o risco de acidentes. A comunicação durante o transporte deve ser de forma clara. Antes do transporte deve-se avaliar o trajeto por onde passará com a forma metálica e a utilização da luva de vaqueta deve ser constante. Ao colocar a forma no chão, não deixar mãos e dedos em local com risco de prensam primeiramente devemos realizar a análise de risco da tarefa! No serviço de desforma deve-se retirar todos os pregos das madeiras no ato da execução. No serviço de forma os pregos, arames e materiais perfurantes devem ser rebatidos para que não fiquem salientes e causem acidentes.
Verifique os materiais (madeira) antes de manuseá-los e, utilize luva de raspa ou vaqueta ao manuseá-los para evitar o risco de corte ou perfurações. Utilize cunhas de madeira entre uma forma e outra visando auxiliar a montagem e a desmontagem, cuidado para evitar o risco de pensamento de mão e dedos. Dobrar pontas de arames antes da amarração. As atividades de confecção de forma ou de desforma só podem ser realizadas com a presença de no mínimo um oficial do setor de carpintaria. Isole a área de projeção de material. Utilize óculos de segurança ao retirar pregos das formas e critique-se que a área de trabalho esta segura. Em se tratando de formas metálicas, avaliar local de trabalho em relação ao trajeto para realizar o transporte da forma. Tomar os devidos cuidados com o manuseio das formas ou ferramentas nas proximidades dos montantes dos andaimes metálicos para controlar o risco de queda de materiais. Aplicação de desmoldante nas formas: usar respirador facial com filtro químico para vapores orgânicos a fim de evitar as contaminações, avental de PVC e luva de PVC para evitar o contato do produto com a pele. Ser treinado manuseio de produtos químicos para que se tenha conhecimento dos riscos intoxicações. Haverá momentos que vamos ter de realizar o içamento de forma metálica. Então vamos primeiramente isolar área, amarrar a forma utilizando corda em bom estado de conservação e preferencialmente sem emenda. Fixar a roldana na estrutura do andaime (pau de carga) observando o cálculo estrutural do andaime.
Não ficar no raio de ação de queda da forma enquanto a mesma estiver sendo içado orientar toda equipe sobre o risco da atividade em execução. O encarregado deverá autorizar a amarração e içamento da forma. Os empregados envolvidos na atividade deverão possuir os treinamentos e autorização para execução das atividades. O caminhão bomba lança deverá estar com calços em suas rodas e devidamente patolados para iniciar a sua atividade. Sempre verificar o aperto das braçadeiras de fixação e de segurança do mangote no início das atividades. As abraçadeiras de operação e segurança do conjunto lança mangote obrigatoriamente serão de aperto porca e parafuso. Na atividade de concretagem deverá haver um empregado específico para ser o guia para o mangote da bomba lança. Bicas e betoneiras não poderão ser lavadas nas áreas onde teremos o risco de contaminação do solo. Todas as etapas da atividade deverão ser acompanhadas pelo supervisor ou encarregado da área.