Neste dds, quero refletir com você, empregado, uma prática inovadora nas empresas, que é o cuidado genuíno, que nada mais é que o diálogo comportamental, uma ferramenta proativa e é o primeiro passo ao acidente zero. Acredita nisso? Cuidado genuíno inicia-se em cuidar bem de você, para depois zelar pelo seu colega. Mas como funciona esse mecanismo proativo? Qual lado você está – protagonista ou espectador?
Toda empresa está imbuída que a vida é o bem mais valioso que a produção e, por conseguinte, o desafio de conquistar a meta do zero acidente!
Este desafio não é fácil, mas com a ação protagonista de cada um, temos a certeza que: nesta reflexão, olhar para o passado é oportuno no sentido de aprendizado e alerta para não cometermos os mesmos erros. Mas não basta só isso, veja mais:
É importante ressaltar que segurança ser olhada só pelo ângulo individual já é coisa do passado. Como ninguém é uma ilha, devemos assimilar a nova cultura – um por todos e todos por um! Uma mudança de mentalidade de cuidar bem de mim, para cuidar também de meu colega. Esse é o diferencial de ser – protagonista! Identificou riscos? Registre ros – percebeu um colega numa situação insegura? Diálogo comportamental educativo!
Envolveu-se numa situação de quase acidente? Registre visando eliminar o risco a zero! Registre seu respeito pela vida! Como você pode portar-se como um protagonista?
Protagonista ou espectador – de qual lado estou?
1 - diálogos comportamentais - quando percebo meu colega em situação de risco numa atividade, qual minha atitude? Alerto-o educadamente ou faço vista grossa?
Dica: no cuidado genuíno, vise não só o lado negativo do colega quando em riscos, mas, sobretudo, elogie-o quando o colega estiver dentro dos conformes da atitude preventiva, isso é motivador! Contribui para um ambiente mais agradável!
2 – quando me envolvo em quase acidente: penso ah! Ainda bem que não foi comigo, graças a deus! Ou registra para neutralizar o risco? 3 – ros: conhecidos como registro de eliminação da causa, é um poderoso instrumento de gestão. Você tem valorizado esse instrumento como valor à vida? Apenas registra eesquece? Acompanha sua solução? Focar a solução é o nosso grande objetivo nessa ação!
4 - ver & agir: uma ferramenta quando bem usada com percepção de risco é um grande instrumento ao desafio do acidente zero: deparou-se com um risco em potencial grave? Poderia eliminá- lo já? Isolar a área ou parar a atividade em risco?
5 - vazamentos de água ou produtos oleosos: qual minha atitude diante dessa não conformidade? Procuro soluções ou apenas um espectador omisso?
6- Uso racional de energia? Sou o último a sair duma sala... Apago a luz? Sustentável é para mim uma atitude protagonista? 7- Coleta seletiva: contribuo ativamente na segregação dos recicláveis? Percebendo desvios ambientais, qual minha atitude? Informo ao setor competente, ou finjo que não vejo? 8 – minhas atitudes ambientais no dia a dia na empresa demonstram que sou um protagonista ou um mero espectador? 9- Lembre-se que a zona de conforto é onde os espectadores gostam de ficar; são os que mais reclamam; ficam estagnados e não crescem por comodismo! De qual lado você está?
10 - desculpas estratégicas: eu não sabia; isso não é problema meu; ainda bem que não foi comigo; ele que se vira e etc... Estou desse lado? Chamo para mim a responsabilidade quando a questão é ser proativo em práticas sustentáveis?
• Reflexão: estamos num momento de compartilhar sentimentos; cuidar de si para cuidar do outro, o que configura um cuidado genuíno! Um sentimento humano e solidário, a sinergia que consolida o diferencial na busca ao desafio do zero acidente. Contamos com você! Um por todos e todos por um! Seja um protagonista em sua área e faça a diferença no desafio do acidente zero praticando o cuidado genuíno!
Colunista: marcos paixão lemos – tecnólogo gestão ambiental – pós- graduado/auditoria e licenciamento ambiental
Frase: “o desafio do acidente zero começa aqui> o cuidado genuíno - cuide de si e de seu colega>: uma atitude solidária!”



