A maioria dos ferimentos ocorridos no trabalho envolvem os dedos e as mãos. Suas mãos são essenciais para o seu trabalho e seu bem estar. Como qualquer outra coisa de grande valor, elas devem ser adequadamente protegidas.
Eis aqui alguns procedimentos sensatos para ajudar a evitar ferimentos em suas mãos: Lembre-se de que o uso de luvas corretas pode ajudar você a prevenir muitos ferimentos nas mãos e nos dedos. Mantenha suas mãos e luvas livres de graxa e de óleo. Não fique com as mãos ou dedos em lugares onde possam ser esmagados ou apertados. Antes de manusear qualquer material, verifique a existência de bordas cortantes e mantenha suas mãos afastadas das extremidades destes materiais.
Proteja suas mãos.
Certifique-se de que as proteções para mãos e dedos e outros dispositivos de segurança nas ferramentas, equipamentos e maquinários estão no lugar e se são operantes. Tenha cuidado ao manusear metais líquidos quentes. Você não será capaz de determinar a temperatura de uma peça, apenas olhando para ela. Dois dos instrumentos de projeto mais complicados com os quais trabalhamos são nossas mãos. Provavelmente não poderíamos usar qualquer outro dispositivo capaz de substituir nossas mãos e ainda mantermos a precisão e a capacidade de manobra delas.
Como a maioria das coisas com as quais estamos acostumados, costumamos não nos lembrar de nossas próprias mãos – exceto quando uma porta prende um de nossos dedos.
Aí sim, lembramos que nossas mãos são sensíveis. Infelizmente, logo nos esquecemos desta experiência e deixamos nossas mãos de lado.
Você ficaria surpreso ao saber que os ferimentos nas mãos representam um terço dos dois milhões de acidentes incapacitantes que ocorrem no trabalho a cada ano. A maioria desses ferimentos é causada por pontos de pinçamento – 80% deles, na verdade.
Os pontos de pinçamento têm o mau hábito de nos pegar quando não estamos prestando atenção. Podemos evitá-los, ficando atentos em relação a sua existência e, então, tomar os cuidados adequados.
Um bom cuidado é usar luvas adequadas, quando estivermos manuseando materiais ásperos, ou quando estivermos levantando ou movimentando objetos. Outras medidas de segurança incluem tirar um tempo para remover ou dobrar pontas protuberantes, bordas cortantes, etc. Naturalmente, as proteções das máquinas e as ferramentas especiais dadas a você para executar uma determinada tarefa devem ser usadas. Quando você não toma cuidado com o maquinário com o qual terá que trabalhar, ou quando você remove uma proteção e não coloca no lugar novamente, você estará aumentando as chances de ser ferido. Apostar em você nestas situações é perder na certa. As proteções para as mãos não são nada de novo. Elas têm sido consideradas importantes há anos. Na idade média, os espadachins usavam luvas de proteção especialmente confeccionadas.
Apesar dos cuidados que tomamos, nossas mãos receberão pequenos ferimentos de tempos em tempos. Faça o tratamento desses cortes e aranhões, pois podem se transformar em coisas mais sérias. Para não ocorrer lesão nas mãos, dê uma olhada antes por onde elas devem passar. Por exemplo: Se estiver movimentando um objeto, ou transportando-o, certifique- se de que as portas e corredores sejam largos o suficiente para passar com segurança, antes de iniciar o trabalho. Certifique-se de que haja espaço suficiente para suas mãos e seja igualmente cuidadoso ao depositar sua carga em algum ponto. Mantenha suas mãos livres de graxa e óleo. Mãos escorregadias podem trazer problemas para você. Assim, se estiver com graxa nas mãos, limpe-as rapidamente. Aqueles que são casados, provavelmente alguma vez já brincaram, dizendo que todos os seus problemas começaram, quando colocaram uma aliança no dedo. Isto realmente pode ser verdade – pelo menos no que diz respeito ao trabalho. Por razões de segurança, não use alianças ou anéis quando estiver trabalhando.
Esses objetos podem se prender facilmente no maquinário e em outros objetos, provocando um corte grave no dedo, ou o pior, uma amputação.
Muitos desses ferimentos ocorrem no dia-a-dia das pessoas. As vítimas mais comuns são numa projeção, ou por uma mulher que se estica para alcançar alguma coisa numa prateleira alta e fica presa num prego que não está à vista. Um cirurgião plástico tratou cerca de vinte e um casos de avulsão anelar (avulsão é o ato de rasgar uma parte do corpo). Este cirurgião enfatiza a seriedade de tal ferimento, explicando que a destruição de tecido mole pode ser tão extensiva que os pequenos vasos sangüíneos que alimentam os tendões, osso e unha não podem ser restaurados. Um outro cirurgião explica que os procedimentos cirúrgicos necessários para restaurar um dedo severamente danificado incluem o enxerto de osso e enxerto de pele. O resultado pode ser um dedo esticado e duro, muitas vezes pouco atraentes para o paciente. Uma boa forma de evitar os ferimentos provocados por anéis é usar daqueles tipos que se abrem sob esforço e que saem do dedo. Qualquer joalheiro, ou alguém com habilidade necessária e uma serra de joalheiro, pode fazer uma abertura. Eis aqui como: 1. A partir da parte interna, faça um pequeno corte na posição de seis horas (a pedra ou a jóia fica na posição de doze horas). O problema com os anéis e alianças Naturalmente, a melhor forma de evitar um ferimento por anel é não usá- lo. Porém, se você usa um, altere-o conforme descrito anteriormente ou use um de projeto alternativo (como para o caso de pessoas com artrites). Com tanta conversa a respeito de programas de segurança, algumas vezes nos esquecemos do óbvio. A segurança é uma questão pessoal.
A máquina com que trabalhamos pode ter suas proteções, mas se não a usarmos, eles não nos protegerão. O que conta a longo prazo é a crença firme de termos de fazer tudo para podermos trabalhar com segurança. Nós temos de usar o equipamento de proteção individual se quisermos ter um bom desempenho com segurança. Ninguém poderá fazer a segurança por nós. Suponha que você seja um daqueles que acreditam na importância de proteger sua visão em qualquer circunstância e que aja de acordo com esta idéia o tempo todo. Bem, quando alguém na turma criticar você por estar sendo excessivamente cuidadoso, o que você faz? Você decide não se envolver Numa discussão e se afasta. Você dá uma má resposta à pessoa brincalhona, ou pode tomar a coisa de outra forma e dizer para a pessoa a razão que o faz proteger seus olhos, mesmo que o risco seja pequeno. Talvez, com isso, você leve a pessoa a refletir. Talvez ela chegue à mesma conclusão que você – de que a segurança vale mais do que apenas se esforçar. Talvez, se você fizer seu trabalho bem feito, ela venderá a alguém a mesma idéia.
