Os engates de conexão rápida, estes usados para aplicações hidráulicas (fluidos) e pneumáticas (Ar). Deverá ser incluído o uso da laçada de segurança, em suas conexões para conter a força caso ocorra um desprendimento acidental e tenha potencial para gerar acidentes.Na utilização do conjunto cilindro/bomba hidráulica devem ser utilizadas conexões de engate rápido tipo CEJN x65, em substituição aos do tipo macho/fêmea (rosca). A conexão deve ser dimensionada de acordo com a capacidade de pressão máxima da bomba. Os engates devem ser de conexão rápida, face plana, em conformidade com a norma ISO 16028 para aplicações hidráulicas de baixa e média pressão.
Engate rápido padronizado, laçada de segurança nos pontos de uso de ar comprimido e ferramentas pneumáticas |
O modelo de face plana minimiza a ocorrência de vazamentos durante a conexão e a desconexão. Deve ser incluído o bloqueio manual juntamente com a laçada de segurança, que proporciona proteção extra contra
desconexões involuntárias. Os pontos de utilização de ar comprimido como energia, com exceção das conexões para acionar equipamentos, deverão ser substituídos por engates rápidos tipo macho/ fêmea deve ter sua conexão à mangueira do tipo conexão permanente “Engate rápido com montagem por prensa”. Isto se aplica na utilização de ferramentas pneumáticas, cujo, o risco de projeção de materiais por desprendimento das conexões, possa vir a causar acidentes em pessoas. As atividades de limpeza industrial com água em alta pressão serão realizadas com esguichos reguláveis, as atividades deverão obrigatoriamente ser realizadas em dupla. Os mangotes utilizados devem possuir indicação da pressão máxima de trabalho admissível especificada pelo fabricante.
Placas de sinalização para sistemas hidráulicos e tubulações de transporte com pressão acima de 15 Kgf/cm2 |
As unidades hidráulicas devem ter dispositivos de acionamento e parada seguros. Todas as instalações industriais onde existe um sistema pressurizado com polpa/água à alta pressão devem ser de acesso restrito. Apenas pessoas autorizadas ou com acompanhamento de uma pessoa autorizada podem acessar as instalações. utilizadas nos sistemas pressurizados acima de 15Kg/cm2 devem possuir identificação do tipo e sentido de fluxo do fluído. Os sistemas hidráulicos, tubulações e demais sistemas pressurizados serão identificadas com placas de segurança e informativas e estas deverão ser instaladas em local de rápida percepção para impedir de tal forma que uma situação de ruptura destes componentes e vazamentos de fluidos possa ocasionar acidentes de trabalho por exposição de pessoas. Todo serviço de solda envolvendo dutos pressurizados com polpa/água à alta pressão (superior a 15kgf/cm2) deve ser executado por um profissional treinado e habilitado, com supervisão e utilizando o procedimento de solda em dutos pressurizados. Todo duto em operação deverá ter um plano de integridade visando prever possíveis rompimentos e as intervenções necessárias deverão ser feita imediatamente.
As estações de bombas e de válvulas deverão ter intertravamentos e sistemas de alívio de pressão evitando um possível rompimento do duto. Todas as bombas e seus componentes devem ter um plano de manutenção para garantir sua integridade. Este plano envolve trocas preventivas e ferramentas que ajudam na detecção de falhas prematuras (Ex: ultra-som e líquido penetrante nos coletores de descarga, estojos e tubulação). Em Atividades de limpeza com Jato d’água sob Alta Pressão, também chamada Ultra Alta Pressão – UAP (Ultra High Pressure). Deverá ser usado equipamento de proteção individual (Vestimenta UHP -Ultra High Pressure) resistente à corte de jato para execução da atividade, antes do inicio da atividade sempre avaliar o raio de ação do jato para instalar um isolamento que seja eficaz em proteção de pessoas que possam passar por perto do local da atividade. completa deve ser feita a intervalos não excedendo seis meses. Este intervalo deve ser reduzido, quando necessário, em função das condições de serviço. Nota: Quanto à determinação dos critérios de inspeção e descarte, realizar consulta na NBR 13543 - Movimentação de carga - Laços de cabo de aço - Utilização e inspeção.
Durante as manobras de atracação ou desatracação os portões de acesso ao píer devem permanecer fechados e sinalizados pela equipe de amarração, para impedir que pessoas fiquem expostas ao risco dos cabos tensionados mencionados como “snapback- zone” zona de chicoteamento. Este projeto não se aplica desprendimento de material por desgaste da estrutura, queda de material por vibração e queda por contato humano ou de equipamento, explosão de painéis elétricos, Explosão de equipamentos/Componentes Mecânicos NR-13 (Ex: explosão de bomba centrífuga, caldeiras, vasos de pressão), tifor, catracas, esmerilhadeira, serra manual, vazamento ou projeção de produtos químicos em baixa pressão, projeção de blocos por atividade de desmonte, desprendimento de proteção de partes rotativas em movimento e projeção de cabo de aço devido a rompimento durante o içamento.