O empregador, observados os aspectos higiênico - sanitários, deve implementar sanitários, deve implementar rodízios de atividades dentro da jornada diária que propicie o atendimento de pelo menos rodízios de atividades dentro da jornada diária que propicie o atendimento de pelo menos uma das seguintes situações: uma das seguintes situações: a) alternância das posições de trabalho, tais como postura sentaalternância das posições de trabalho, tais como postura sentada com a postura em pé;da com a postura em pé; b) alternância dos grupos musculares solicitados;alternância dos grupos musculares solicitados; c) alternância com atividades sem exigências de repetitividade;alternância com atividades sem exigências de repetitividade; d) redução de exigências posturais, tais como elevações, flexões/extensões extremas dos redução de exigências posturais, tais como elevações, flexões/extensões extremas dos segmentos corporais, desvios cúbitossegmentos corporais, desvios cúbitos--raradiais excessivos dos punhos, entre outros;diais excessivos dos punhos, entre outros; e) redução ou minimização dos esforços estáticos e dinâmicos mais frequentes;redução ou minimização dos esforços estáticos e dinâmicos mais frequentes; f) alternância com atividades cuja exposição ambiental ao ruído, umidade, calor, frio, alternância com atividades cuja exposição ambiental ao ruído, umidade, calor, frio, seja mais confortável;seja mais confortável; g) redução de carregamento, manuseredução de carregamento, manuseio e levantamento de cargas e pesos;io e levantamento de cargas e pesos; h) redução da monotonia.redução da monotonia.
A alternância de atividades deve ser efetuada, sempre que possível, entre as A alternância de atividades deve ser efetuada, sempre que possível, entre as tarefas com cadência estabelecida por máquinas, esteiras, nórias e outras tarefas em que tarefas com cadência estabelecida por máquinas, esteiras, nórias e outras tarefas em que o trabalhador possa determinar livremente seu ritmo de trabalho. o trabalhador possa determinar livremente seu ritmo de trabalho. Os trabalOs trabalhadores devem estar treinados para as diferentes atividades que irão hadores devem estar treinados para as diferentes atividades que irão executar.executar. Os rodízios devem ser definidos pelos profissionais do SESMT e implantados Os rodízios devem ser definidos pelos profissionais do SESMT e implantados com a participação da CIPA e dos trabalhadores envolvidos. com a participação da CIPA e dos trabalhadores envolvidos. O SESMT e o Comitê dO SESMT e o Comitê de Ergonomia da empresa, quando houver, devem avaliar e Ergonomia da empresa, quando houver, devem avaliar os benefícios dos rodízios implantados e monitorar a eficácia dos procedimentos na os benefícios dos rodízios implantados e monitorar a eficácia dos procedimentos na redução de riscos e queixas dos trabalhadores, com a participação dos mesmos.redução de riscos e queixas dos trabalhadores, com a participação dos mesmos. 36.14.7.4 36.14.7.4 Os rodízios não substituem as pOs rodízios não substituem as pausas para recuperação psicofisiológica previstas ausas para recuperação psicofisiológica previstas nesta NR.nesta NR. 36.14.8 36.14.8
Aspectos psicossociais Aspectos psicossociais 36.14.8. 36.14.8.1 Os superiores hierárquicos diretos dos trabalhadores da área industrial devem 1 Os superiores hierárquicos diretos dos trabalhadores da área industrial devem ser treinados para buscar no exercício de suas atividades:ser treinados para buscar no exercício de suas atividades: a) facilitar a comfacilitar a compreensão das atribuições e responsabilidades de cada função;preensão das atribuições e responsabilidades de cada função; b) manter aberto o diálogo de modo que os trabalhadores possam sanar dúvidas quanto manter aberto o diálogo de modo que os trabalhadores possam sanar dúvidas quanto ao exercício de suas atividades;ao exercício de suas atividades; c) facilitar o trabalho em equipe;facilitar o trabalho em equipe; d) conhecer os procedimentos para prestar auxílio emconhecer os procedimentos para prestar auxílio em caso de emergência ou mal estar;caso de emergência ou mal estar; e) estimular tratamento justo e respeitoso nas relações pessoais no ambiente de estimular tratamento justo e respeitoso nas relações pessoais no ambiente de trabalho.trabalho. 36.15 Análise Ergonômica do Trabalho 36.15 Análise Ergonômica do Trabalho. As análises ergonômicas do trabalho devem ser realizadas para avaliar a As análises ergonômicas do trabalho devem ser realizadas para avaliar a adaptação das cadaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores ondições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores e subsidiar a implementação das medidas e adequações necessárias conforme previsto na e subsidiar a implementação das medidas e adequações necessárias. As análises ergonômicas do trabalho devem incluir as seguintes etapas:As análises ergonômicas do trabalho devem incluir as seguintes etapas: a) discussão e divulgação dos resultados com os trabalhadores e instâncias hierárquicas discussão e divulgação dos resultados com os trabalhadores e instâncias hierárquicas envolvidas, assim como apresentação e discussão do documento na CIPA;envolvidas, assim como apresentação e discussão do documento na CIPA;b) recomendações ergonômicas esprecomendações ergonômicas específicas para os postos e atividades avaliadas;ecíficas para os postos e atividades avaliadas;
c) avaliação e revisão das intervenções efetuadas com a participação dos trabalhadores, avaliação e revisão das intervenções efetuadas com a participação dos trabalhadores, supervisores e gerentes;supervisores e gerentes; d) avaliação e validação da eficácia das recomendações implementadas.avaliação e validação da eficácia das recomendações implementadas.Informações e Treinamentos em Segurança e Saúde no Trabalhoos em Segurança e Saúde no Trabalho; Todos os trabalhadores devem receber informações sobre os riscos relacionados Todos os trabalhadores devem receber informações sobre os riscos relacionados ao trabalho, suas causas potenciais, efeitos sobre a saúde e medidas de prevenção.ao trabalho, suas causas potenciais, efeitos sobre a saúde e medidas de prevenção. Os superiores hierárquicos, cuja atividOs superiores hierárquicos, cuja atividade influencie diretamente na linha de ade influencie diretamente na linha de produção operacional devem ser informados sobre:produção operacional devem ser informados sobre: a) os eventuais riscos existentes;os eventuais riscos existentes; b) as possíveis consequências dos riscos para os trabalhadores;as possíveis consequências dos riscos para os trabalhadores; c) a importância da gestão dos problemas;a importância da gestão dos problemas; d) os meios de comunicação adotados pelos meios de comunicação adotados pela empresa na relação empregadoa empresa na relação empregado--empregador.empregador. Os trabalhadores devem estar treinados e suficientemente informados sobre: a) os métodos e procedimentos de trabalho;os métodos e procedimentos de trabalho; b) o uso correto e os riscos associados à utilização de equipamentos e o uso correto e os riscos associados à utilização de equipamentos e ferramentas;ferramentas; c) as variações posturais e operações manuais que ajudem a prevenir a sobrecarga as variações posturais e operações manuais que ajudem a prevenir a sobrecarga osteomuscular e reduzir a fadiga, especificadas na AET;osteomuscular e reduzir a fadiga, especificadas na AET; d) os riscos existentes e as medidas de controle; os riscos existentes e as medidas de controle; e) o uso de EPI e suas limitações;o uso de EPI e suas limitações; f) as ações de emergência.as ações de emergência.