Condições impeditivas: Situações que impedem a realização ou continuidade do serviço que possam colocar em risco a saúde ou a integridade física do trabalhador. Dispositivo de ancoragem: Dispositivo removível da estrutura, projetado para utilização como parte de um sistema pessoal de proteção contra queda, cujos elementos incorporam um ou mais pontos de ancoragem fixos ou móveis. Distância de frenagem: Distância percorrida durante a atuação do sistema de absorção de energia, normalmente compreendida entre o início da frenagem e o término da queda. Distância de queda livre: Distância compreendida entre o início da queda e o início da retenção. Elemento de engate: Elemento de um cinturão de segurança para conexão de um elemento de ligação. Elemento de engate para retenção de quedas: Elemento de engate projetado para suportar força de impacto de retenção de quedas, localizado na região dorsal ou peitoral. Elemento de fixação: Elemento destinado a fixar componentes do sistema de ancoragem entre si. Elemento de ligação: Elemento com a função de conectar o cinturão de segurança ao sistema de ancoragem, podendo incorporar um absorvedor de energia. Também chamado de componente de união. Como devem ser realizados os Aterramento de rêdes eletricas?10 EPIs para eletricistas indispensáveis: Capacete. Óculos de proteção. Protetor facial. Cinto de segurança. Cinturão.
Luvas isolantes. Calçados de segurança. Vestimentas de proteção.
Quais os risco de contaminções por óleos e graxas nas frentes de serviço |
Equipamentos auxiliares: Equipamentos utilizados nos trabalhos de acesso por corda que completam o cinturão tipo paraquedista, talabarte, trava-quedas e corda, tais como: conectores, bloqueadores, anéis de cintas têxteis, polias, descensores, ascensores, dentre outros. Escada de uso coletivo: EPI recomendado:Luva Danny HiShieldGrip Kevlar® Peças Altamente Afiadas, Alto Nível de Pegada DA-60500 CA 42750.São aquelas de uso coletivo utilizadas como meios de acesso e circulação nos locais de trabalho dos prédios e das estruturas industriais e flutuantes, bem como as utilizadas para situações de emergência. Estrutura: Estrutura artificial ou natural utilizada para integrar o sistema de ancoragem, com capacidade de resistir aos esforços desse sistema. Extensor: Componente ou elemento de conexão de um trava-quedas. Fator de queda: Razão entre a distância que o trabalhador percorreria na queda e o comprimento do equipamento que irá detê-lo. Força de impacto: Força dinâmica gerada pela frenagem de um trabalhador durante a retenção de uma queda. Quais as certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas?
Quais os riscos de realização de improvisações nas frentes de trabalho? |
orça máxima aplicável: Maior força que pode ser aplicada em um elemento de um sistema de ancoragem. Inspeção Inicial: Realizada entre o recebimento e a primeira utilização do componente do SPIQ, com o objetivo de assegurar que este seja apropriado para a aplicação pretendida, que funciona corretamente, que atende aos requisitos normativos e que esteja em boas condições. Inspeção Periódica: Realizada periodicamente e caracterizada por um controle do equipamento, componente ou sistema a fim de detectar seus defeitos, danos ou desgastes, respeitando as instruções do projetista ou fabricante, com periodicidade não superior a 12 meses. Inspeção Rotineira: Realizada sempre antes do início dos trabalhos, sendo visual e táctil, Este texto não substitui o publicado no DOU executada pelo trabalhador antes de utilizar os equipamentos que compõem o SPIQ. Influências Externas: Variáveis que devem ser consideradas na definição e seleção das medidas de proteção, para segurança das pessoas, cujo controle não é possível implementar de forma antecipada. Operação Assistida: Atividade realizada sob supervisão permanente de profissional com conhecimentos para avaliar os riscos nas atividades e implantar medidas para controlar, minimizar ou neutralizar tais riscos.
Por que devemos nos manter fora da área de atuação de carga suspensa? |
Permissão de Trabalho - PT: Documento escrito contendo conjunto de medidas de controle, visando ao desenvolvimento de trabalho seguro, além de medidas de emergência e resgate. Ponto de ancoragem: Parte integrante de um sistema de ancoragem onde o equipamento de proteção individual é conectado. Proficiência: Competência, aptidão, capacitação e habilidade aliadas à experiência profissional, comprovadas por meio de diplomas, registro na carteira de trabalho, contratos específicos na área em questão ou outros documentos. Observação: A comprovada proficiência no assunto não significa formação em curso específico, mas habilidades, experiência e conhecimentos capazes de ministrar os ensinamentos referentes aos tópicos abordados nos treinamentos. EPIs recomendados: MARLUVAS - CALÇADO TIPO SAPATO; CA9017. Brincadeira tem hora nas frentes de serviço!