Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de maio de 2024

Agentes Químicos Insalubres (NR-15 – Anexo 13)

Agentes Químicos Insalubres (NR-15 – Anexo 13) O texto evidencia a importância do controle dos riscos químicos nos ambientes de trabalho. Diversas substâncias citadas, como fósforo, mercúrio, hidrocarbonetos, silicatos e compostos cancerígenos, podem causar sérios danos à saúde dos trabalhadores quando não são adotadas medidas adequadas de prevenção e controle. 
A classificação da insalubridade em graus máximo, médio e mínimo demonstra que os riscos variam conforme o potencial de exposição e a gravidade dos efeitos à saúde. Entretanto, mesmo atividades classificadas como grau mínimo exigem atenção, pois a exposição contínua pode resultar em doenças ocupacionais ao longo do tempo. 
Um dos pontos mais relevantes do texto é a determinação de que determinadas substâncias cancerígenas não devem permitir qualquer contato com o trabalhador. Essa exigência reforça a necessidade de controles de engenharia, sistemas fechados, ventilação adequada, monitoramento ambiental e uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). 
Do ponto de vista da Segurança do Trabalho, a prevenção deve ser priorizada por meio da eliminação ou substituição de agentes perigosos, implementação de medidas de proteção coletiva e capacitação contínua dos trabalhadores. O cumprimento das exigências da NR-15 contribui para a preservação da saúde, redução de acidentes e doenças ocupacionais e melhoria das condições de trabalho. **Mensagem de Segurança:** *"
A exposição a agentes químicos nem sempre apresenta efeitos imediatos, mas suas consequências podem ser permanentes. Reconhecer os riscos, adotar medidas preventivas e seguir os procedimentos de segurança são atitudes fundamentais para proteger a vida e a saúde dos trabalhadores."* **Josué dos Reis Rita** **Técnico de Segurança do Trabalho** **Reg.: M.T.E – MG-010349-7**